Eleonora mostra ‘Mais que mar’ no Cambada

Eleonora mostra ‘Mais que mar’ no Cambada

Música - 1, julho, 2019

 

Eleonora Falcone e participações especiais de Adeildo Vieira e Seu Pereira compõem a atração da sexta-feira (5) no projeto Cambada. Eleonora apresentará músicas inéditas e poemas musicados de Lúcio Lins.

Ela levará ao Espaço Cultural, em João Pessoa, o conteúdo do EP ‘Mais que mar’, que já está disponível nas plataformas digitais desde o ano passado.

A banda que acompanha a cantora é formada pelos músicos Lucas Carvalho (acordeon), Elma Virgínia (baixo elétrico e acústico), Gilson Machado (bateria e percussão) e Felipe Gomes (trompete).

A artista

A cantora e compositora Eleonora Falcone nasceu em João Pessoa, cidade onde se formou em psicóloga antes de se mudar para o Rio de Janeiro no fim da década de 1980. Tem em Lúcio Lins, portanto, um conterrâneo ilustre, notável, entre outras coisas, por ter dedicado boa parte de sua obra poética à cidade natal.

O primeiro contato de Eleonora com a poesia de Lúcio Lins foi por meio da música, mais especificamente ‘Duas Margens’, parceria do poeta com Chico César. O impacto foi tanto que ela decidiu incluir a canção no repertório de seu disco de estreia, Apetite (2000).

Ainda antes do lançamento, os dois se conheceram e iniciaram um intercâmbio artístico que rendeu duas faixas de ‘Pedaço de Sol’ (2007), trabalho que marca o retorno da cantora a João Pessoa e seu último registro em disco. Esta parceria é agora celebrada no EP, que traz composições inéditas, criadas por Eleonora após o falecimento do poeta em 2005.

Projeto

O Cambada foi lançado em janeiro de 2016, com a ideia inicial de se realizar uma temporada anualmente. Com o nome que faz referência ao coletivo de caranguejos, virou sucesso de público, e a frequência de shows passou a ser mensal.

A proposta consiste em realizar uma série de shows onde artistas da terra ou radicados na Paraíba se apresentam com repertório construído com músicas de compositores paraibanos. Além da qualidade das atrações, outro atrativo do projeto é o preço popular, uma forma de estimular o público a consumir e apreciar os artistas locais.

Serviço:

5/7  |  21h  |  Sala de Concertos Maestro José Siqueira – Espaço Cultural  |  Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia entrada)

(Da Redação)