Em festa, Capital ganha especiais em TV, rádio e web

Em festa, Capital ganha especiais em TV, rádio e web

Eventos - 4, agosto, 2021

Exposições, especiais na TV, música no rádio e uma performance que une artes plásticas e música estão no menu de eventos que marcam o aniversário de 436 anos da cidade de João Pessoa, nesta quinta-feira (5/8).

(Acima, o Pavilhão do Chá, no centro de João Pessoa / Foto: TV Assembleia – divulgação)

Há um misto de cuidado e paciência com ousadia e pressa entre os promotores dos eventos. Afinal, a pandemia do coronavírus, ainda está presente.

Assim é possível ter no menu eventos presenciais e eventos pela internet ao longo dos próximos dias, até o final desta semana.

Improvisação: pintura e música

O mais esperado, pelo espetáculo inusitado que oferece, é o encontro entre o artista plástico Flávio Tavares e a banda Berraboi: ao mesmo tempo que o artista pinta sua tela em homenagem à cidade, os músicos improvisarão. O que se pode esperar é que as linguagens se inspirem uma na outra e produzam a emoção do momento.

Pela competência dos músicos – Lucas Dan, Cassicobra e Esmeraldo Marques – o público terá grandes improvisações, e pelo histórico de Flávio Tavares, a tela será mais um belo trabalho, cheio de símbolos da terrinha.

A sessão será transmitida às 18h30 pela TV Funesc (youtube.com/tvfunesc) e pela TV Assembleia. O evento marca a abertura do Projeto Fluxus, da Fundação Espaço Cultural (Funesc) e integra a programação especial para o aniversário da cidade, da qual participa também a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC).

“É a partir dessa ideia que a Funesc homenageia os 436 anos da nossa capital, lançando o Projeto ‘Fluxus’, que vai reunir na mesma tela a presença física do trio instrumental Berra Boi e a projeção virtual do grande artista plástico Flávio Tavares. O resultado dessa experimentação serão três obras inéditas dedicadas à cidade de João Pessoa: uma performance, uma trilha sonora e uma pintura”, explica Pedro Santos, presidente da Funesc.

Palco Tabajara

A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) também está com conteúdo específico nessa programação. A Rádio Tabajara apresentará uma edição especial do Palco Tabajara, das 20h às 22h, para comemorar a data ao som de músicas que retratem e homenageiem a capital paraibana. A transmissão (em parceria com a Usina Energisa) será nas Rádios Tabajara FM 105,5 e AM 1.110 com apresentação de Val Donato.

Para a celebração, o programa convidará sete intérpretes identificados com a cidade e conhecidos da cena paraibana: Fuba, Renata Arruda, Chico Limeira, Nathalia Bellar, Polyana Resende, Titá Moura e Maria Kamila (Os Gonzagas).

Cada convidado cantará duas canções por vez. Na abertura e no encerramento, alguns desses artistas vão interpretar juntos canções de Genival Macêdo, compositor da música ‘Meu Sublime Torrão’, oficializada como o hino popular da cidade de João Pessoa.

História na TV

A TV Assembleia vai exibir, nesta quinta (5/8) programas que contam aspectos históricos da política, economia e cultura da terceira capital mais antiga do Brasil.

As homenagens começam logo cedo, às 8h, com o programa Nossa Paraíba, que mostrará as belezas naturais, as praias e o cotidiano de João Pessoa. O programa também será exibido em diversos outros horários, focando aspectos diferentes da capital paraibana. Às 13h30 e às 15h30, os telespectadores poderão conhecer a história de duas edificações emblemáticas de João Pessoa: Pavilhão do Chá e Praça dos Três Poderes. O programa também mostrará a importância do Rio Sanhauá (15h) para a fundação e crescimento de João Pessoa.

No programa Nosso Planeta, os telespectadores farão um passeio histórico pelo Jardim Botânico (14h30) e pelo Parque da Bica (16h30). Antes, às 8h30, será possível conhecer as especificidades dos corais no Caribessa, além de ações para a preservação dessas riquezas naturais.

Já no Observatório Cultural, historiadores falam sobre o estilo arquitetônico do Theatro Santa Roza (13) e sobre o movimento cultural Jaguaribe Carne (14h). Às 16h30, 17h30 e 22h30, a história de João Pessoa desde a fundação, em 1585, é apresentada em três documentários repletos de detalhes da cidade, reunindo aspectos políticos, culturais e socioeconômicos: Da revolução à vida (o político); Especial Cidade de João Pessoa; Lagoa 1975 – Um passeio que não terminou.

A TV Assembleia é transmitida pelo canal 8.2 (TV aberta Grande João Pessoa, Campina Grande, Patos e região), canal 11 na net e 340.2 na Sky, GVT e Claro, e pelo YouTube (TV Assembleia PB).

A programação

8h – Prog. Nossa Paraíba – Litoral de João Pessoa;

8h30 – Prog. Nosso Planeta – Reserva de Corais;

9h às 12h30 – Ao Vivo – Nos passos do Padre Ibiapina

13h – Prog. Observatório Cultural – Teatro Santa Roza;

13h30 – Prog. Nossa Paraíba – Pavilhão do Chá;

14h – Prog. Observatório Cultural – Movimento Cultural Jaguaribe Carne;  

14h30 – Prog. Nosso Planeta Jardim Botânico JP;

15h – Prog. Nossa Paraíba – Rio Sanhauá;

15h30 – Prog. Nossa Paraíba Praça dos Três Poderes;

16h30 – Doc João Pessoa – Da revolução à vida (o político);

16h30 – Prog. Nosso Planeta Parque da Bica;

17h30 – Doc Especial Cidade de João Pessoa

17h30 – Prog. Nossa Paraíba João Pessoa;

18h30 às 22h – Evento Funesc Ao Vivo;

20h às 22h – Palco Tabajara Edição Especial;

22h30 – Doc Lagoa 1975 – Um passeio que não terminou.

Na Estação Cabo Branco

A Estação – Ciência, Cultura e Artes realiza a segunda edição da exposição ‘Expo Virtual – Cidade que Cuida’. As pessoas poderão ver as obras acessando o link https://tour360.meupasseiovirtual.com/038699/145966/tourvirtual/index.html.

O público vai ter uma visão em 360º da exposição. A produção musical durante o passeio virtual é do músico Felipe Alcântara.

Guga Marques viu na forma virtual uma maneira de ocupar todos os espaços seguros e minimizar os prejuízos do setor artístico causados pela uma pandemia.

“Foi assim que surgiu a iniciativa de fazer a primeira exposição virtual da Estação. A primeira versão da “Expor Cidade que Cuida” contou com 13 artistas. Teremos agora mais 10 artistas expondo belíssimos trabalhos onde a cada três dias um artista será o destaque. Esse será um presente da Estação, para a cidade e para seus visitantes, uma mostra riquíssima culturalmente,” disse Guga Marques.

Artistas

A segunda exposição terá obras dos artistas plásticos: Sóter Carreiro, Carlos França, Analice Uchôa, José Altino, Wellington Costa, Kátia Morato, André Soares, Madriano Basílio, Jacantti e Cristina Strapação.

“Nosso objetivo vai para além da exposição com as obras, queremos trazer o artista para a Casa e o público para a intimidade do artista, por isso visitamos os ateliês”, falou a curadora da Estação, Amanda Costa.

Crianças falam da cidade

Também nesta quinta, a TV Câmara JP exibe programa, apresentado pela jornalista Rosângela Marques, em que crianças e especialistas falam sobre suas impressões da Capital paraibana.

“Na primeira parte, a abordagem é lúdica, pois convidamos crianças para falar um pouco de como elas enxergam a cidade. Como foi vivenciar uma pandemia e o que elas mais querem de João Pessoa para o futuro. Falamos da história da capital contada de forma criativa por Marison Fernandes e Maria Clara”, revelou a coordenadora da TV Câmara JP, Mafalda Moura.

Ainda no primeiro bloco, há uma entrevista com uma historiadora brasileira, que mora na Espanha, Sylvia Brito, cuja a tese de doutorado expõe uma realidade bem diferente da oficial: “A conquista da Paraíba no Século 16 foi um feito militar de alta prioridade da Espanha que durou mais de 40 anos de conflitos e a cidade conhecida hoje por João Pessoa não nasceu em 5 de agosto de 1585”, pontuou a historiadora.

O segundo bloco tem outro foco. A historiadora Ana Leal e a maestrina do coral da CMJP, Socorro Estrela, contaram um pouco de como João Pessoa foi antigamente e como elas enxergam a cidade que se transforma a cada dia.

Haverá também, a participação da jornalista Suely Gonçalves que traz, em duas matérias o processo de modernização da cidade através da verticalização e a preocupação com o meio ambiente através de construções cada vez mais sustentáveis. “Conhecemos os bons exemplos de uma eco-praça no bairro do Bessa, visitamos grandes empreendimentos e falamos de uma João Pessoa que vem crescendo e se desenvolvendo”, adiantou Mafalda Moura.

Outros programas

As redes sociais da Casa também estão voltadas para o aniversário da cidade. O Instagram e o Twitter trazem um Quiz com curiosidades sobre João Pessoa. Já no Facebook, o internauta poderá medir seu conhecimento sobre a capital do Estado. Por sua vez, o podcast ‘Voz, Câmara, Ação’ vai falar sobre temas importantes que os vereadores trabalharam na cidade, tais como Cultura, Educação, Saúde e Esporte; e o ‘Hora Livre’ sugere lugares se visitar na cidade.

Em meio à programação especial, a Rádio Câmara FM (88,7 MHZ) também se integra às comemorações e reservou, entre outras atrações, o programa Canta João Pessoa que irá ao ar às 8h da quinta-feira, 5, com um desfile de canções sobre a capital de todos os paraibanos e de intérpretes nascidos no Estado. O repertório inclui Cátia de França, Fuba, Coral Canto Livre Meninada, Lucy Alves, Zé Ramalho, Herbert Viana, Elba Ramalho, entre outros.

(Da Redação, com informações da Secom-PM, Secom JP, assessorias da TV Assembleia e TV Câmara)