Empresários de turismo de Areia fazem São João tradicional

Empresários de turismo de Areia fazem São João tradicional

Eventos - 6, junho, 2022

A comida de milho feita por quem, historicamente, sabe fazê-la, os rituais religiosos, a quadrilha improvisada, o trio de forró pé de serra, as bandeirolas e o clima de festa de interior. Esse é o São João tradicional nordestino que se pode ter este ano em Areia, uma das principais cidades do Brejo paraibano.

Trata-se do São João da Atura, a Associação de Turismo e Rural e Cultural de Areia, que começou no último sábado (6), na comunidade Chã de Jardim, zona rural da cidade.

Restaurantes, hotéis e pousadas juntaram-se para realizar o evento, que tem uma programação musical baseada no forró de raiz, com apresentações diárias em 9 estabelecimentos. (Ver abaixo)

Contraponto ao espetaculoso

O evento produzido em Areia com a força do empresariado local do setor turístico é um feliz contraponto ao lugar comum que tem sido as festas juninas patrocinadas pelas prefeituras, que optaram por shows milionários em detrimento da tradição nordestina.

No Restaurante Vó Maria, um ritual religioso iniciou a festa: como é comum no campo, a bandeira de São João e o Cruzeiro foram ficados no chão. Depois, um cortejo seguiu em carreata para o Sítio Casa de Vó , ao som de forró.

No Sítio, uma quadrilha de Chã de Jardim fez o mesmo ritual,  com a bandeira de São João e o Cruzeiro, tudo fincado na terra , representando o início dos festejos juninos.

E ao som dos 3 do Xamego, a quadrilha infantil inaugurou a latada que também é conhecido como palhoção.

Houve também a escolha da rainha e do rei do milho e depois foi servido um jantar junino, com muita canjica, pé de moleque, sorda, mão cozido, caldos quentes pra aquecer a noite fria em Areia.

Luciana Balbino, empresária e proprietária do Sítio  Casa de Vó, uma hospedaria rural,  comemorou o envolvimento da comunidade para mostrar sua tradição.  E reforçou a importância da Atura realizar a festa de Areia-PB, sem apoio do poder público.

Leonaldo Alves, presidente da Atura,  também falou do esforço dos empresários locais em manterem viva a tradição das festas juninas na cidade por iniciativa própria.

A decoração do local e toda a estrutura para festa foram montadas pela comunidade.

O São João da Atura surge como uma opção para quem curte festividades de junho no interior com toda identidade regional , com muito pé de serra e cheirinho de terra e de verde.

Programação

(Da Redação, com informações da assessoria do evento)