Encontro de Margareth, Janja, paraibanos e mais 30 reenergiza o forró

Encontro de Margareth, Janja, paraibanos e mais 30 reenergiza o forró

Gestão - 30, março, 2023

A julgar pelo efeito midiático, foi sucesso e trará frutos a audiência em que a ministra da Cultura Margareth Menezes teve com uma comissão de artistas, ativistas e produtores da cadeia do forró tradicional, na tarde dessa quarta-feira (29), em Brasília.

A comitiva, organizada pelo Fórum Nacional do Forró de Raiz (FNFR), com a presidente Joana Silva no comando, entregou à ministra o documento ‘Diagnóstico do Forró’ (leia a íntegra abaixo), que traça um relato sobre os ataques sofrido por esse ritmo nordestino, com mais veemência nas últimas décadas, e apresenta 25 propostas de ações consideradas por essa classe artística como fundamentais para as salvaguardas do forró de raiz.

Ministra ouve os representantes do forró tradicional

Margareth Menezes recebeu o grupo no auditório do Minc e ouviu os relatos. O que se espera agora é o próximo movimento pelos organismos de Governo indo de encontro às aspirações desses artistas.

Ato marcante

Após a audiência, a presença dos forrozeiros em Brasília tomou conotação ainda mais forte com a chegada da primeira-dama do Brasil, Janja, e da ministra Marina Silva (Meio Ambiente – foto acima) que prestigiaram o ato de recolocação do letreiro indicativo do Minc na Esplanada dos Ministérios.

Da Paraíba, a comitiva teve Joana Alves (FNFR), o cantor e poeta Bira Delgado (representando a Secretaria de Estado da Cultura, onde ocupa a Gerência de Música) e professor doutor Alfranque Amaral (coordenador do Fórum de Forró de Raiz em Campina Grande).

‘Por Amor ao Forró’

Antes de começar a audiência, a comitiva do forró puxou uma saudação musical à ministra (veja no vídeo abaixo), com a música ‘Por Amor ao Forró’, do paraibano Pinto do Acordeon, que está entre os últimos sanfoneiro paraibano a terem tocado com o Rei Luiz Gonzaga, e de quem ganhou duas sanfonas, tendo o acompanhado em shows pelo país. Bira encerrou a saudação com versos seus, feitos um dia antes da viagem:

“Pernambuco e Ceará

Somos do torrão potiguá,

Caboco alagoano

Somos terra de chão baiano

De Sergipe e Piauí

Maranhão eu sou de ti

Terra de cabra da peste

Somos Brasil, somos Nordeste

Eu sou Bira Delgado

E a ministra Margareth,

Ó nós aqui”

Grupo na chegada ao Minc

Durante a audiência

Bira Delgado e a sala de Protocolo

Antes do encontro no Minc, parada estratégica para ‘forrar o bucho’, e seguir na luta

Veja em vídeo

O ‘Diagnóstico do Forró’

(Da Redação, com informações de participantes da reunião em Brasília + fotos e vídeos de Bira Delgado e Alfrank Amaral)