ES vai sediar próximo Fórum do Forró; PB terá evento internacional

ES vai sediar próximo Fórum do Forró; PB terá evento internacional

Eventos - 17, dezembro, 2021

O Estado do Espírito Santo, que abriga um dos maiores festivais de forró do país, na cidade de Itaúnas, será a sede dos próximos Fórum Nacional de Forró de Raiz e Encontro Nacional de Forrozeiros.

A decisão foi tomada na plenária final do 3º Fórum, realizado pela ONG Balaio Nordeste em João Pessoa, paralelamente ao 4º Encontro Nacional de Forrozeiros, este se encerra nesta sexta-feira (17), na Usina Energisa.

(Isnaldo Pereira, do Espirito Santo, recebe troféu das mãos de Joana Alves, acima / Foto: Zeca Wallach-Festar)

A escolha foi por aclamação e obteve unanimidade entre os coordenadores de fóruns estaduais de forró de raiz. A coordenadora do Fórum PB e dirigente do Balio Nordeste, Joana Alves, entregou o troféu do Fórum de forró de raiz a Isnaldo Pereira do Nascimento, coordenador estadual do Espírito Santo.

“Faremos os eventos no segundo semestre de 2022, falta definir a data. Em princípio, queremos realizar em Itaúnas, que sedia um grande festival de forró, aclamado internacionalmente. Mas também é possível que façamos na Grande Vitória”, disse ele.

No palco da Sala de Concertos do Espaço Cultural, em João Pessoa, Isnaldo apresentou a delegação que viajou 47 horas até chegar ao Fórum na Paraíba. Agradeceu a confiança dos demais coordenadores estaduais e disse que já tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo para a realização dos eventos ano que vem.

“A gente vai dar mais orgulho a vocês e a nós. Podem confiar”.

Fórum Internacional do Forró de Raiz

Joana Alves agradeceu ao Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Cultura (SecultPB), que patrocinou os dois eventos realizados nesta semana em João Pessoa, e disse que o próximo fórum de forró de raiz que a Capital paraibana sediar será internacional.

“Faremos um fórum internacional porque também conseguiremos fazer do forró patrimônio mundial”, disse Joana, destacando os dois temas que mobilizarão a comunidade forrozeira a partir de agora.

A coordenadora do fórum paraibano agradeceu a participação de todas as coordenações estaduais e destacou a ação coletiva para realização dos eventos.

Joana Alves fala aos coordenadores estaduais durante discussões das propostas

Propostas para salvaguardas

A plenária final foi realizada na quarta-feira (15): pela manhã os coordenadores estaduais se dividiram em grupos de trabalho que discutiram e elaboraram propostas; à tarde, a relatoria apresentou as propostas e cada ponto foi votado no mesmo instante para prosseguir, ou não, como encaminhamentos para construir as salvaguardas do forró.

As salvaguardas são a garantia efetiva de fortalecimento do forró, desde que essas propostas sejam transformadas em políticas públicas. Será este o passo mais importante após a concessão do título de patrimônio imaterial do ritmo.

Mesa da plenária final, no trabalho de aprovação e descarte de propostas

Uma ‘carta de João Pessoa’ será elaborada com a sistematização das propostas aprovadas. Esse documento vai dar base às ações dos fóruns estaduais e dos próprios forrozeiros na busca de implantação de políticas públicas.

(Por José Carlos dos Anjos Wallach)