Espetáculo paulista ocupa praças de Bayeux e Cabedelo

Espetáculo paulista ocupa praças de Bayeux e Cabedelo

Teatro - 31, maio, 2019

 

As cidades de Bayeux e Cabedelo serão palco esta semana do espetáculo ‘São Jorge Menino’, primeira montagem direcionada ao público infantil da Cia São Jorge de Variedades, de São Paulo.

Estão programadas duas apresentações na Paraíba: a primeira nesta sexta-feira (31), em Cabedelo e a segunda no sábado (1º), em Bayeux.

Caso chova no dia, a apresentação em Cabedelo será na quadra da Praça Campina D’Ávila (a aproximadamente 600 metros do local original) e, em Bayeux, o público será transferido para dentro do ginásio.

Encenada em praça pública, com uma banda e quatro estações cenográficas, a peça é totalmente gratuita e se desenrola em contato com os espectadores, que têm a oportunidade de interagir com os atores, enquanto cantam e dançam as aventuras do menino Jorge.

O texto possui uma linguagem inspirada nas festas populares de rua e foi escrito especialmente para o grupo por Ilo Krugli, diretor há 35 anos do Teatro Vento Forte, de São Paulo.

Patrocínio

O projeto tem o patrocínio da Petrobras – por meio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018 – e conta com apoios locais da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Cabedelo, da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer da Prefeitura de Bayeux, da Fundação Espaço Cultural (Funesc) e do Hotel Ambassador.

Arte pública

No processo de construção do espetáculo, a Cia São Jorge de Variedades busca reafirmar a necessidade de uma arte pública e popular e estreitar o laço entre educação e cultura, consolidando o espaço público da rua como lugar de encontro. Entre os objetivos do projeto está também o encontro com os coletivos de cultura popular que inspiraram a proposta.

Essa meta trouxe o grupo ao Nordeste do país. Precisamente ao Estado da Paraíba e ao vizinho, Pernambuco. Em Cabedelo e Bayeux, a Cia irá se encontrar e trocar experiências com grupos populares locais. Depois de visitar as cidades paraibanas, o espetáculo seguirá para Olinda (PE), onde terá contato também com grupos pernambucanos.

Oficinas

Para estreitar a relação entre cultura e educação, a Cia São Jorge de Variedades realizará oficinas gratuitas em escolas da rede pública nos municípios visitados.

No total, serão ministradas aulas em nove estabelecimentos de ensino – três em cada uma das cidades do projeto. A proposta das oficinas é compartilhar as experiências artísticas que levaram a Cia a construir a peça “São Jorge Menino” e os alunos poderão “brincar” e “jogar” com os elementos da linguagem teatral do espetáculo.

Sinopse

‘São Jorge Menino’ conta a história de Jorge, um menino de rua, que dorme em cima de uma estátua de São Jorge no momento de sua inauguração.

Ao retirar os panos que cobrem a estátua, todos ficam em dúvida sobre o verdadeiro santo, o menino ou a estátua. E, assim, Jorge começa a caminhar e a levar o público por uma verdadeira saga de São Jorge. Já na saída, a mãe da rua o batiza de São Jorge e o menino segue a sua trajetória por uma imensa rua de papel que surge aos olhos do público.

Jorge conhece os pintores Candinho e Dica  uma homenagem a Candido Portinari e Di Cavalcanti -, que irão pintar o futuro e o passado dentro do espetáculo. O menino conhece também os habitantes por trás de um muro onde estão presos, como escravos, índios e trabalhadores. Jorginho conversa com o muro e com as pessoas que estão presas atrás dele, sonhando um dia poder libertá-las.

Das lágrimas de Jorge surge Glauber, uma referência ao cineasta Glauber Rocha, que o ajuda a enfrentar os dragões da Maldade e o ensina sobre utopia. No desenrolar da história, há conflitos, duelos e até uma jovem em perigo que conta com a destreza do heroi para libertá-la. O final carrega a marca dos sonhos de felicidade eterna e de uma sociedade mais justa.

Serviço:

31/5 – 19h  |  Praça Getúlio Vargas  |  Cabedelo-PB

1º/6 – 17h  |  lateral do Ginásio Severino Ramos  |  Bayeux-PB

(Da Redação, com assessoria do espetáculo)