Estandartes sacros estão em exposição no PP

Estandartes sacros estão em exposição no PP

Eventos - 27, junho, 2019

 

Estandartes com imagens dos santos da religiosidade popular estão na exposição ‘Estandartes Divinos – símbolos da fé cristã’, instalada na réplica da catedral montada na cidade cenográfica do Parque do Povo, em Campina Grande.

O evento é realizado pela Companhia Christus de Arte Sacra e a Diocese de Campina Grande. Começou no dia 22 e vai até 7 de julho, quando se encerra o ‘Maior São João do Mundo’.

O trabalho foi realizado pela artesã paraibana Maria Cristina Vidal de Oliveira, retratando os símbolos da religiosidade trazidos ao Brasil pelos portugueses no início da colonização.

Os estandartes são alegorias de devoção e beleza, sendo peças das igrejas, que além de ter uma relação com a fé cristã – especificamente com a devoção dos santos católicos – resgatam tradições e a memória afetiva, como também fazem parte da decoração de casas.

Na primeira missa

Esse tipo de alegoria foi visto inicialmente na primeira missa realizada no país, celebrada em 26 de abril de 1500 pelo Frei Henrique Soares, na Coroa Vermelha, Bahia, a qual está ligada às tradições religiosas brasileiras, abrindo procissões das festas de interior, nas comemorações do Rosário, na Semana Santa, na festa do Divino e na Festa da Folia de Reis.

“Os estandartes podem substituir um quadro tradicional em uma sala de estar e serem colocados em cantos de oração com a imagem do santo de devoção. O trabalho artesanal de Cristina Vidal apresenta a riqueza nos detalhes dos elementos decorativos contidos na produção dos estandartes de origem popular e religiosa como forma de comunicação da fé cristã-católica devocional dos féis para com os seus santos de acordo com as suas respectivas invocações”, comenta André Oliveira, curador da exposição sacra.

O projeto expográfico e a curadoria são de André Oliveira, professor de História da Arte da rede particular de ensino de Campina Grande e curador do Museu Itinerante da Catedral no Projeto Fé e Cultura. Há seis anos ele é o responsável pela montagem museóloga na estrutura interna da réplica da Catedral.

“A confecção dos estandartes é feita usando materiais diversos como tecido de juta e chita, fitas de cetim, aplicação bordada com lantejoulas e bordados com fuxicos para destacar a figura do santo devocionário”, explica a artesã Cristina Maria.

 

(Da Redação, com PMCG)