Evento faz viagem ao tempo dos cangaceiros

Evento faz viagem ao tempo dos cangaceiros

Eventos - 22, novembro, 2019

 

Durante três dias, a partir da noite desta sexta-feira (22), será possível fazer uma viagem no tempo até os idos da era lampiônica e revisitar fatos e personagens do tempo em que o Nordeste era ‘governado’ por Lampião e seus cabras.

Será aberto nesta sexta, no Sítio Vila São João, em Campina Grande, o Cangaço Campina 2019 – História & Cultura Nordestina’, que segue até o domingo, com palestras que reúnem alguns dos principais nomes dos estudos desse tema, além de parentes daqueles que foram atores reais da saga.

Vera Ferreira, neta de Virgulino Ferreira – o Lampião, fará a palestra de abertura, às 19h30, após apresentações culturais. O clima será espetacular porque estarão presentes Expedita Ferreira (filha de Lampião); Paulo Brito (filho do Coronel João Bezerra); Eliza Dantas (filha do cangaceiro Candeeiro); Jaqueline Rodrigues (neta de Chiquinho Rodrigues); e Patricia Gastão (filha do historiador e pesquisador Paulo Gastão).

Vera Ferreira: “As pessoas respeitavam Lampião, inclusive seus inimigos”

O evento conta com o apoio cultural do Intercity Hotel, da Universidade Estadual da Paraíba e do Portal Celino Neto.

Contato real com cangaceiros

Vera Ferreira é jornalista e escritora, e desde muito cedo iniciou sua pesquisa sobre a história do cangaço e dos seus avós. Autora de ‘Bonita Maria do Capitão’, seu livro mais recente ao lado da jornalista Germana Gonçalves de Araújo, Vera vem percorrendo o Brasil mostrando a importância que a sua avó Maria Gomes de Oliveira (Maria Bonita) teve dentro do fenômeno do Cangaço.

Vera Ferreira conta que durante sua pesquisa teve contato com muitos ex-cangaceiros e ex-volantes, além de ter conversado com muitos parentes de pessoas que compuseram o cangaço. “As pessoas no sertão respeitavam muito Lampião, inclusive os seus inimigos”, declarou Vera recentemente.

Ela relatou em diversas entrevistas, que no início ela e sua mãe sofreram muito preconceito por serem descendentes do Rei do Cangaço, então resolveu descobrir por si própria quem era Virgulino Ferreira para depois entender quem era Lampião. “Hoje tenho muito orgulho de ser neta de Lampião e Maria Bonita”, afirma.

A programação:

19h -Apresentação cultural.

19h30min -Abertura do evento, com as presenças de Paulo Brito, filho do Coronel João Bezerra e de D. Cyra Brito Bezerra; Expedita Ferreira e Vera Ferreira, filha e neta de Lampião e Maria Bonita; Eliza Dantas, filha do cangaceiro Candeeiro; Jaqueline Rodrigues, neta de Chiquinho Rodrigues; e Patricia Gastão, filha do historiador e pesquisador Paulo Gastão.

20h -Palestra com Vera Ferreira.

Dia 23 – Sábado

8h -Palestra “As mulheres e o Cangaço”, com João de Sousa Lima.

8h30min -Exibição do documentário “Os Últimos dias do Rei do Cangaço”,do jornalista João Marcos Carvalho, seguida de debate com os palestrantes.

14h -Palestra “O Cangaço e o turismo”com Jairo Luiz.

14h30min -Palestra “Angico – Morte de Lampião. Uma abordagem Crítica”, com Ivanildo Silveira, seguida de debate com os palestrantes.

20h -Exibição do documentário“Angicos 80 anos depois”,de Aderbal Nogueira, seguida de debate com os palestrantes.

Dia 24 – Domingo

8h -Palestra “Maria Bonita – Período Maria Deano”, com Wanessa Campos.

8h30min -Palestra A construção da imagem pública de Lampião na imprensa entre 1922 a 1940, com Wescley Dutra.

9h – Palestra O Cangaço na Paraíba, com Bismarck Martins.

9h30min -Apresentação e entrega da Comenda Paulo Gastão aos convidados especiais e palestrantes.

10h -Encerramento.

 

Para se inscrever no evento, clique aqui

(Da Redação)