Bar do Baiano receberá o Tributo a Gonzaguinha

Bar do Baiano receberá o Tributo a Gonzaguinha

Eventos - 1, dezembro, 2016

 

 

Falar de Gonzaguinha Jr é falar de memória, saudade e alegria. Neste sábado (3), dezenas de fãs do artista se encontrarão como acontece há 18 anos no Tributo a Gonzaguinha. O evento começa às 20h, no Bar do Baiano, na Rua dos Ipês, 30, bairro dos Bancários, em João Pessoa. A entrada é franca.

Organizado pela jornalista  Fátima Sousa (Mana), a produção musical é dirigida pelo maestro Roberto Araújo. Conta anualmente com a presença de artistas locais que emprestam suas vozes e performances muito criativas. “Essa interação torna a brincadeira um momento de grande emoção e confraternização. Isso vem contribuindo com o crescimento do evento ano a ano”, diz Mana.

Ela lembra que a proposta do evento é reunir pessoas que apreciem a obra musical do artista. “A obra de Gonzaguinha nunca esteve tão atual. É surpreendente como ele é amado após mais de 20 anos de sua morte. Iremos apresentar um repertório eclético, cheio de poesia, lirismo e, logicamente, mesclado por umas pontadinhas políticas”, brinca a jornalista.

A expectativa é reunir artistas, intelectuais, escritores, estudantes e demais fãs numa grande confraternização. “É isso que ocorre todo ano. É um momento especial, onde grandes sucessos de Gonzaguinha são cantados num clima de nostalgia e beleza”, define.

Morte prematura

Gonzaguinha nasceu e cresceu no Morro de São Carlos, no Rio de Janeiro. Era filho do também saudoso Luiz Gonzaga e da cantora de cabaré Odaléia, falecida nos primeiros anos de vida do artista. O cantor e compositor circula ao lado de nomes como Chico Buarque de Holanda, Ivan Lins, Aldir Blanc e outros famosos contemporâneos da Música Popular Brasileira.

Gonzaguinha Júnior, como ficou conhecido, teve uma carreira brilhante e com altos e baixos. Sempre fiel a uma poesia de protesto, defendeu os direitos humanos, principalmente o trabalhador explorado, a mulher e a criança de rua, enfim as minorias deste país.

Teve 53 músicas censuradas durante a ditadura militar, muitos discos, inclusive, recolhidos da praça. Gonzaguinha morreu no melhor de sua produção artística num acidente de carro, no dia 29 de abril de 1991. O tributo é realizado desde 1996, em João Pessoa.

Aberto

Embora realizado num barzinho, Mana avisa que o evento continua com a mesma característica: só será veiculada a obra de Gonzaguinha; a entrada é gratuita e o participante pode levar o tradicional “Kit curtição” com sua alegria e até a bebida preferida.

Contatos – 98887.2006

 

(Da assessoria do evento)