Exposição mostra a referência cultural da fé em torno de São José

Exposição mostra a referência cultural da fé em torno de São José

Arte Popular - 17, março, 2022

Uma exposição com peças 20 que mostram a interpretação de artesãos paraibanos sobre São José estarão expostas deste sábado (19) até a terça-feira (22) no Museu do Artesanato Paraibano, na Praça da Indpendência, em João Pessoa. A abertura será às 16h.

A exposição ‘São José – artesão e padroeiro’ integra a programação do Festival de Verão Cidades Criativas, promovido pela Prefeitura da Capital em circuito criado pela Unesco. Também marca o Dia Nacional do Artesão, comemorado em 19 de março.

São José é um dos principais santos da devoção popular nordestina. O que a exposição mostrará é a fé popular no santo, se concretizando em esculturas de madeira, cerâmica, biscuit, papietagem, bonecos de pano, além de elementos de paredes, como telas, entalhes em madeira, xilogravura e painel de mosaico.

“Essa exposição mostra a riqueza, toda a criatividade do nosso artesão, da nossa artesã, pois ela dá forma à fé, uma tarefa que não é fácil, mas que tenho certeza de que quem for apreciar essa exposição não irá se arrepender”, disse a primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP).

“É um momento cultural importante e, por ser cultural, carrega em si vários símbolos: a valorização do nosso artesanato e toda a força e criatividade dos nossos artesãos e artesãs”, disse gestora do PAP, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Marielza Rodriguez .

“São mais de 20 artesãos que se esforçaram para confeccionar peças de suas interpretações sobre São José. Pela curadoria, da qual eu participei, e que conto com os curadores Geolagens Oliveira e com Augusto Moraes, não tenho dúvidas de que os nossos artesãos e artesãs se esforçaram e conseguiram”, disse.

Sobre as peças realizadas para compor a exposição, o diretor do Museu, Fábio Morais, avaliou que os autores deram conta da proposta. Ele, juntamente com Geolagens Oliveira e Augusto Moraes, fizeram a curadoria do evento.

Os criadores

Entre os participantes estão Jonas Nogueira, com a peça “O Carpinteiro”. A peça, que tem como matéria-prima o barro vermelho, retrata São José trabalhando. Outros nomes integram a exposição, como Bento de Sumé, município do Cariri paraibano, e Babá Santana.

“Participar de um evento como este é muito importante, pois eleva a nossa autoestima em ver como nosso trabalho está sendo valorizado pelo público”, comentou Ana Andrade, que herdou da mãe a habilidade na confecção de bonecas de pano.

Há a referência cultural das crenças religiosas e a importância histórica do trabalho com as mãos, um característica que levou a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelecer 19 de março como o Dia do Artesão, mesmo antes de a atividade ser reconhecida como profissão formal no Brasil.

O dia 19 de março foi escolhido por também ser o dia dedicado a São José, santo cristão, pai de Jesus, que era carpinteiro.

(*) Mais detalhes da programação e outras informações do artesanato paraibano podem ser acompanhados pelas redes sociais do Programa do Artesanato Paraibano: @museudoartesanatoparaibano e @artesanatopap

Serviço

Exposição “São José – artesão e padroeiro”

Data: 19 de março (sábado)

Horário: 16h

Endereço: Museu do Artesanato Paraibano, Praça da Independência, no Centro da Capital

Término: 22 de março

(Da Redação, com informações da SecomPB + Fotos divulgação-PAP)