Exposição no Casarão 34 remonta legado artístico de José de Barros

Exposição no Casarão 34 remonta legado artístico de José de Barros

Eventos - 29, julho, 2016

Aberta na noite dessa quinta-feira (28), no Casarão 34, em João Pessoa, a mostra mostra ‘22 Anos Sem Zé de Barros’, sobre o legado do pintor, desenhista, gravador e professor do curso de Educação Artística na Universidade Federal da Pernambuco (UFPE), José de Barros (1943-1994), que influenciou toda uma geração no Nordeste.

A mostra é promovida pela Fundação Cultural (Funjope).

Inaugurada em novembro do ano passado com o título ’21 Anos Sem Zé de Barros’ na Galeria Janete Costa do Parque Dona Lindu, no Recife, a mostra estava prevista para estrear em João Pessoa em março, mas teve que ser adiada por conta de reparos que precisaram ser feitos na estrutura do Casarão 34 e que só ficaram prontos em julho.

Inédita na Paraíba, a exposição tem cem obras deixadas por José de Barros, mais documentações pessoais do artista, placas de metal que foram utilizadas para produzir gravuras, originais das xilogravuras e depoimentos em vídeo dos artistas que foram contemporâneos do pernambucano, entre outros atrativos.

A exposição foi divida em três blocos: o primeiro apresenta gravuras e litogravuras, incluindo a série ‘Impressões Amazônicas’, na qual o artista explora a paisagem da Amazônia, com desenhos gestuais com referência à natureza.

No segundo estão reunidas as memórias de Barros, como anotações, peças gráficas, esboços e matrizes de gravura em metal ou xilogravura, entre outros itens. O terceiro e último bloco contém pinturas e desenhos em nanquim, boa parte delas, inédita do grande público.

 

Serviço:

Exposição ‘22 Anos sem Zé de Barros’

Visitação: de 29/7 a 14/9

Horário: de segunda a sexta, das 8h às 14h

Local: Casarão 34, Praça Dom Adauto, nº 34, Centro, João Pessoa

Fone: 83-3218-9708

 

(Com informações da Secom-JP)