Exposições trazem ficção e inquietações humanas

Exposições trazem ficção e inquietações humanas

Eventos - 21, dezembro, 2018

 

Duas exposições em cartaz entram na lista das opções culturais em João Pessoa nesse período de final de ano e de férias.

Uma delas é a do artista Nadam Guerra. Aberta na quinta-feira (13), ‘A Virgem do Alto do Moura’ é resultado de um trabalho de pesquisa e criação do artista que discute a brasilidade, realidade e ficção a partir de sua obra. A exposição é um projeto que gira em torno desta nova lenda do sertão. Conta com objetos de cerâmica, uma série de vídeos, painel educativo e performance.

O que é

Esta exposição dá continuidade a uma pesquisa ficcional sobre a Virgem do Alto do Moura e seus 12 filhos. Será realizada uma performance para vídeo inédita. Nadam traz a ficção da Virgem do Alto do Moura para a Ponta do Seixas, onde estaria localizado um dos fabulosos portais de entrada para Atlântida.

A Série iniciada em 2014 foi Inspirada em uma cena de Mestre Vitalino. A lenda conta a saga da noiva de barro que é convocada por Antônio Conselheiro a salvar o mundo instaurando um império mundial de paz e amor. A estratégia da Virgem que, na história, será santificada é se unir amorosamente, fazendo alianças com entidades chave da mitologia mundial na construção de uma nova era. Fruto dessa viagem, ela dá a luz a 12 filhos que serão coroados em Atlântida (nova capital do Sertão) Imperadores e padroeiros do novo tempo.

A história que é contada no livro os ‘12 Passos da Virgem do Alto do Moura’, disponível para consulta no espaço expositivo, é retratada fracionadamente nos vídeos, nos bonecos de barro dos 12 filhos, em relevos de cerâmica, como os encontros amorosos de nossa heroína, em vasos supostamente achados em escavações futuristas.

Nadam Guerra

Descoberta

Agora, em João Pessoa, acabamos de descobrir uma estação de entroncamento da via que liga o Parque das 7 cidades no Piauí à Atlântida. Um grupo de jovens do bairro Portal do Sol encontrou na praia vestígios da passagem de Jaspom, filho da Virgem do Alto do Moura, são fragmentos de cerâmica que afirmam ter poderes mágicos. Montam um altar para adoração da peça. A descoberta está revolucionando a ciência pois é diferente de tudo já estudado na arqueologia nacional. Um núcleo extraordinário de pesquisa está sendo montado para estudar os fatos.

A exposição gira em torno desta ficção. Painéis educativos e vídeos da série realizados em Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e também a aparição dos filhos da Virgem na França e Estados Unidos. Consta também uma instalação que inclui esculturas produzidas por Nadam, objetos encontrados nas ruas e praias e o altar dedicado a Jaspom, bem como, um vídeo performance gravado nas ruas da cidade junto com artistas locais. inventando as raízes profundas de Atlântida na Paraíba.

Linóleo e livro

Duas jovens artistas, uma paraibana e outra pernambucana, lançam suas produções nesta sexta-feira (21) no Casarão dos Azulejos, no centro de João Pessoa.

A artista plástica Dani Rocha, de Recife, vai expor uma série de gravuras produzidas em agosto deste ano. ‘Percepções do Sentir’ tem quadros em linóleo. “A arte para mim é uma inquietação do que sou, um desconforto que precisa ser comunicado e através dela imprimo minhas verdades mutantes. Sob meu olhar, expando meu mundo, trazê-lo a público pra mim é uma troca de olhares”, afirma Dani.

Dani Rocha

A escritora paraibana Samelly Xavier, lançará ‘Texto para Ontem’, de produção independente. Ela explica que a capa da publicação “é personalizada e colorida, para o leitor escolher a que mais se identificar e no final, há um convite inusitado da escritora para que se dê continuidade à obra”.

Samelly Xavier

A produção compila prosas poéticas, poemas e crônicas da autora que aos 15 anos ganhou o primeiro lugar nacional do Concurso Internacional de Cartas dos Correios.

 

 

 

Serviço:

‘A Virgem do Alto do Moura’

Até 18/1  |  Galeria de Arte Archidy Picado  Espaço Cultural  |  Gratuito

‘Percepções do Sentir’ + ‘Texto para Ontem’

21/12  |  16h  |  Casarão dos Azulejos – Praça do Bispo, Centro Histórico  |  Gratuito

João Pessoa-PB

(Da Redação, com informações da Funesc)