Fã clube pede inclusão dos 3 do Nordeste no São João de CG

Fã clube pede inclusão dos 3 do Nordeste no São João de CG

Eventos - 13, junho, 2021

A campanha, realizada pelas redes sociais, tem o objetivo de convencer a Prefeitura de Campina Grande e a empresa Medow, hoje dona dos festejos juninos na cidade do ‘Maior São João do Mundo’, a contratarem o grupo para a programação de lives juninas, que substituirão a tradicional festa.

O grupo, um dos mais tradicionais do Brasil, já levou sua arte a inúmeras edições do Maior São João do Mundo e de outros eventos pelo país.

A NOVA FORMAÇÃO – Luka (zabumba), Lulu (triângulo e voz) e Douglas (sanfona), na foto no topo

“Nos ofereceram um cachê irrisório. Foi como se esperassem um ‘não’, como que se para eles pouco importa se o nosso grupo fizesse parte do evento”, avaliou Lisete, viúva de Carlos Albuquerque de Melo, o grande zabumbeiro Parafuso, fundador do grupo, que faleceu em outubro de 2016, após ataque cardíaco durante turnê na Europa.

A mudança da festa ao longo dos anos

Há alguns anos, desde a privatização da festa junina campinense, a ótica das contratações, mesmo quando ainda era possível os shows presenciais no Parque do Povo, se orientam pela pauta das casas de shows particulares que atuam na cidade.

A lógica comercial deixou de lado a força da música tradicional e, seguindo o que se toca no rádio e na mídia, o Maior São João do Mundo foi invadido pelo estilo sertanejo e pela sofrência, ritmos que têm suas próprias festas, bem fechadas, no sul e centro-oeste.

Os primeiros a sofrerem com esse critério para montagem do elenco do Maior São João do Mundo foram os pequenos trios de forró pé de serra, menos famosos e sem poder de barganha. Depois seguiram-se os grupos que, embora com fama, não se alinhavam com o estilo musical, comercial e mais popular, do momento. A festa perdeu sua identidade, continua com razoável força de marketing, mas sem o conteúdo original.

Live em julho

O grupo Os 3 do Nordeste rivalizou por décadas com o co-irmão Trio Nordestino, alternando o título de maior trio de forró do país, e do mundo, consequentemente.

Após a morte de Parafuso, o grupo paraibano já teve algumas formações, e segue no seu trabalho de reafirmação, sem abandonar a trilha do forró, traçada lá atrás, na formação original.

Para o mês de julho está prevista uma live dos 3 do Nordeste. Segundo Lisete, que atua como produtora do grupo, a data ainda não está definida, mas será divulgada nas próximas semanas.

(José Carlos dos Anjos Wallach)