Fenfit chega aos 20 anos com programação online

Fenfit chega aos 20 anos com programação online

Eventos - 20, julho, 2020

 

A pandemia provocada pelo novo coronavírus também abateu um dos maiores festivais de forró raiz do Brasil. O tradicional Festival de Itaúnas, no Espírito Santo, que deveria ter sido aberto no sábado (18) e seguir até o dia 25 de julho, foi definitivamente suspenso por causa das limitações de ordem sanitária impostas pelas regras de isolamento social para conter a Covid-19.

Juliana Matos, coordenador do Festival, explicou que a organização tentou segurar ao máximo a realização do evento, mas a continuidade do estado de pandemia finalmente forçou a suspensão neste ano.

O forró no meio da rua e em todo lugar em Itaúnas

Para não passar em branco, os organizadores estão elaborando um conteúdo com entrevistas de artistas e aulas de forró para ser exibido. Não haverá evento online, mas sim a exibição de vídeos com esses conteúdos.

Nesse mesmo conceito de homenagear um grande evento que destaca o forró raiz, o blog Festar Muito está preparando uma série de vídeos para exibir em seu canal (Festar TV) no YouTube, com apresentações de vários artistas na edição de 2018, quando o repórter Snides Caldas foi, a convite do trio Os 3 do Nordeste, cobrir o festival.

O primeiro desses vídeos comemorativos está no ar e mostra melhores momento do show do cantor e sanfoneiro Fabiano Santana, no encerramento do evento naquele ano (assista aqui)

Há 20 anos

O Festival de Forró de Raiz de Itaúnas chega aos 20 anos neste mês de julho, por isso a organização decidiu por montar um conteúdo gravado para exibir pelas redes sociais e marcar a data. Desde o sábado (19), a programação já pode ser acompanhada, incluindo aulas de forró pela plataforma Zoom.

O primeiro entrevistado foi o sanfoneiro Fabiano Santana, seguido por Forró Maturi (grupo campeão do Fenfit 2019), Paulo Matos (idealizador e realizador do Fenfit) e Aléx Trapiá (Trio Marimbondo). Veja programação na galeria de folders, abaixo.

Sobre o Festival

A ideia de realizar o Fenfit surgiu em 2001, como incremento ao movimento cultural de forró pé-de-serra, que existia desde a década de 80 em Itaúnas, extremo Norte do Espírito Santo.

Ao longo dos anos, a pequena e pacata Vila de Itaúnas tornou-se palco para a revelação de grupos como Falamansa, Rastapé e Trio Virgulino, contribuindo também para a reapresentação de outros, tais como Trio Nordestino, os Três do Nordeste, Trio Juazeiro e Trio Sabiá.

Os visitantes começaram a chegar atraídos pelo forró e também pelas belezas naturais locais.

Hoje em dia, o forró em Itaúnas acontece, principalmente, nas épocas de feriado, temporadas de férias e recesso escolar, Réveillon e Carnaval. Já o Fenfit é realizado anualmente na penúltima ou na última semana de julho, pelo Bar Forró de Itaúnas, criado em 1985. Tudo começa às 23 horas e vai até o dia clarear. Na época do Festival, as bandas costumam finalizar a noite na ponte sobre o rio Itaúnas, é o Forró da Ponte.

Programação:

(Da Redação)