Fernanda Yamamoto mostra coleção inspirada em rendeiras

Fernanda Yamamoto mostra coleção inspirada em rendeiras

Eventos - 14, setembro, 2016

 

A visão das rendeiras do Cariri da Paraíba transformada em arte com belas rendas foi parar na coleção de inverno 2016 da estilista Fernanda Yamamoto, que por usa vez, expôs seu trabalho na última edição do maior evento de moda da América Latina, a São Paulo fashion Week.

Na noite da terça-feira (13), essa criação foi mostrada no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa, dentro da programação do 12º Colóquio de Moda, promovido pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

As padronagens geométricas, que tomaram o lugar da clássica estamparia em flores, foram desenvolvidas por 60 artesãs do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP).

Na nave central da igreja, houve uma projeção do desfile e a exibição do documentário ‘Histórias Rendadas’ da estilista. Em seguida, os estudantes, professores e profissionais de moda puderam fazer uma visita guiada com a própria Fernanda, que relatou como foram as viagens e o aprendizado no interior da Paraíba.

“É um trabalho manual riquíssimo, pois elas têm muito amor pelo que fazem, e carregam nas mãos a tradição e cultura passada de geração a geração. Hoje são poucas jovens que fazem o trabalho porque o processo todo é muito demorado e ainda pouco valorizado e conhecido. Queríamos trazer desenhos novos, fazer peças ousadas e abstratas e que sozinhas elas pudessem continuar fazendo. Acho que conseguimos e o resultado está aqui”, comemorou Fernanda.

O projeto Moda PAP está inserido no Colóquio de Moda devido à produção da empresa Criativa Produções, do estilista paraibano Romero Sousa. “A vinda de Fernanda ao colóquio veio fechar este ciclo de trabalho que desenvolvemos, através de inúmeras viagens ao Cariri, acompanhar de perto a vida de cada artesã e suas maneiras de trabalho. Isso aqui é uma vitrine do que fazemos na Paraíba para um público-alvo formador de opinião. Estou muito feliz com o resultado”, acrescentou Romero que também é coordenador do Moda PAP.

Novos sentidos para a renda

Durante a exposição no Centro Cultural São Francisco, esteve presente a presidente da Associação Brasileira de Estudo e Pesquisa de Moda (Abepem), Kathia Castilho. “Este trabalho de Fernanda com Romero foi incrível, pois construíram outros sentidos para a renda renascença. Eu estou tendo novas visões, antes só conhecia como consumidora”, enfatizou.

Colóquio de Moda – O evento se apresenta como espaço de intercâmbio acadêmico entre estudantes, pesquisadores e professores de vários cursos de graduação e programas de pós-graduação, além de profissionais de áreas afins.

Serviço – O 12º Colóquio de Moda – que também tem a parceria do Sebrae, Senai e Abepem – começou no domingo (11) e se encerra nesta quarta-feira (14), no Unipê, localizado na BR-230, Km 22, Água Fria.

 

(Da Secom-PB)