Festival ‘Eu fico em casa’ terá mais de 50 shows online

Festival ‘Eu fico em casa’ terá mais de 50 shows online

Eventos - 20, março, 2020

 

A pandemia do coronavírus travou tudo, do ônibus ao barzinho. Está tirando as pessoas da rua e colocando dentro de casa. Um dos setores mais afetados é o da indústria cultural, que em João Pessoa achou uma saída para manter o fluxo das apresentações e saciar a demanda, sempre bem vinda, por cultura.

A partir deste sábado (21), o público verá show musicais, recitais de poesia e até espetáculos de teatro pela internet, do sofá de casa. É que artistas paraibanos de todas as áreas montaram o Festival Eu fico em Casa.

“Vivemos tempos de alerta e de preocupação em relação à pandemia global da Covid-19. A indústria cultural foi a primeira a sofrer com seus efeitos. O fechamento dos espaços impossibilita o trabalho e impacta a renda de toda a comunidade. Sabemos, porém, a importância que a cultura tem nestes momentos: conteúdos criativos podem ajudar a população a atravessar da melhor forma esta quarentena”, explica o texto publicado nas redes sociais pelo grupo que organiza o evento online.

Já são 56 artistas confirmados, o que garante ao menos oito dias do festival, com apresentações que começam às 18h e vão até as 21h30. A agenda vai até o dia 28 de março, totalizando 25 horas.

Serão sete shows por dia, cada um com 30 minutos de duração. Estas apresentações serão de formato livre escolhido pelo artista: pode ser voz e violão, slam, discotecagem, enfim. As transmissões ao vivo serão feitas ao vivo pelo YouTube, Instagram do @EuFicoEmCasaPB e de cada artista.

Catálogo

Para eternizar a iniciativa, um site-catálogo está sendo desenvolvido para criar uma biblioteca de livre acesso para obras de artistas paraibanos e paraibanas para que a população continue se aprofundando na riqueza cultural do estado.

O portal contará com os vídeos feitos na live além de playlists musicais e listas de filmes e livros online

O perfil do festival no Instagram: @euficoemcasapb

Os nomes confirmados até a quinta (19)

Agoiê

Amorim

André Morais

Banda-Fôrra

Caburé

Castelo de Histórias

Coletivo Porta Cênica

Cristiano Oliveira

Eleonora Falcone

Elon e Pedro Índio

Escurinho

Família é Quem Vem

Flores Baldias

Fulô do Mussambê

Gatunas

Hazamat

Imbalança

Jéssica Cardoso

Luana Flores

Maria Alice

Maria Valéria Rezende

Marta Sanchìs

Matheus Pimenta

Muringá

Nathalia Bellar

Os Eloquentes

Os Fulano

Os Gonzagas

PaVio – Paraíba Violões –  Jaelson Farias

PaVio – Paraíba Violões – Bruno Marinheiro

PaVio – Paraíba Violões – Danyel Costa

PaVio – Paraíba Violões – Lucas Gaião

PaVio – Paraíba Violões – Rodrigo Kesselring

Paulo Ró

Pedro Medeiros

Polyana Resende

Rafael Chaves

Renata Arruda

Rieg

Rotten Flies

Sandra Belê

Seu Zé quer Coco

Sinta a Liga Crew

Suzy Lopes

Titá Moura

Toninho Borbo

Tony Leon

Val Donato

Wister

Yanca Medeiros

Yuri Carvalho

Em Pernambuco

Algo parecido será feito por artistas pernambucanos a partir da noite desta sexta-feira (20). Artistas do interior vão promover o ‘Canto de Casa’, shows ao vivo, transmitidos pelas redes sociais deles, como opção para divertir as pessoas e tornar mais leve o período de quarentena.

Erisson Porto, Joanatan Richard, Helder Lins Leal, Mozart Vieira e Paulo Matricó se apresentam nas próprias casas em lives pelo perfil de cada músico no Instagram. Os shows terão 30 minutos de duração cada.

Joanatan Richard (@joanatanrichard) – 20h

Erisson Porto (@erissonporto) – 20h30

Helder Lins Leal (@hilinsleal) – 21h

Paulo Matricó (@paulomatrico) – 21h30

Mozart Vieira (@mozartvieiraoficial) – 22h00

No Brasil todo

E tem também o Festival Fico em Casa BR, que reúne um número ainda maior de artistas, seguindo o mesmo princípio de shows online. Entre os nomes estão Daniela Mercury, Paulo Miklos, Dudu Nobre, Maria Gadú, B Negão, Boogarins e Adriana Calcanhotto.

As apresentações ocorrerão entre 24 e 27 de março, pelo perfil @festivalficoemcasabr, do Instagram. São 76 artistas e 40 horas de programação, que levarão do rock ao samba, do funk à MPB, do rap e reggae. O perfil já é seguido por 20 mil pessoas.

 

Abaixo, na galeria, dez dos artistas paraibanos que estarão no projeto (clique para ampliar a imagem)

(Da Redação)