Festival mostra queijos especiais do Cariri

Festival mostra queijos especiais do Cariri

Eventos - 22, setembro, 2022

O cariri paraibano é uma região famosa por paisagens, clima de extremos, música e boa comida – aqueles que têm a marca da cozinha de casa, com sabor e personalidade, não importa se os desgustamos em casa mesmo ou nos restaurantes.

É uma região rica culturalmente e terá oportunidade de exibir seus dotes novamente a partir de hoje, quando será aberto o 2º Festival de Queijos de Soledade, cidade que fica a 165 km de João Pessoa e recpnhecida nacionamene pela qualidade dos queijos que produz – de cabra e de vaca.

O evento foi criado para dar incremento, organização e qualificação a essa produção queijeira, levanto junto consigo o restante da gastronomia regional. O evento termina no domingo (25) e é promovido pela Prefeitura Municipal , com apoio da PBTur e do Sebrae-PB.

A programação prevê exposição de caprinos e um Festival Gastronômico que vai contar com a participação dos principais bares, lanchonetes e restaurantes da cidade. Essas casas vaõ servir pratos à base de queijo.

Turistas e moradores terão a oportunidade de degustar e adquirir uma variedade de produtos à base de leite de cabra e vaca, além de artesanatos que serão expostos em balcões instalados na praça Manoel Galdino, localizada estrategicamente às margens da BR-230, rodovia que corta a cidade.

Na avaliação da  presidente da PBTur, Ruth Avelino, a realização do 2º Festival do Queijo de Soledade, confirma que a iniciativa da prefeitura e dos produtores locais, em 2021 e ainda sob os efeitos sanitários e econômicos da pandemia da Covid-19, apresentou resultados positivos. “Vejo como importante a realização do festival pelo segundo ano consecutivo. Isso massifica o nome de Soledade como grande produtora de queijos e laticínios”, afirmou.

Sobre a realização de um fampress, a executiva paraibana explica que é uma iniciativa corriqueira na divulgação de roteiros e novos produtos turísticos do Destino Paraíba. “O papel da PBTur, neste caso específico de Soledade, é convidar jornalistas paraibanos para conhecer a cidade, suas potencialidades e principais atrativos turísticos. É importante destacar que Soledade tem a rodovia BR-230, cortando a cidade, além de que ela fica na rota entre o Litoral e o Sertão. As pessoas que passam de carro ou de ônibus sempre param na cidade”, observou.

Nos três dias de evento (sexta-feira, sábado e domingo) estão previstas oficinas voltadas para a produção dos queijos e gastronômicas.

A exemplo de 2021, este ano vai ocorrer o Concurso Rei e Rainha do Queijo com a participação dos alunos das escolas municipais; o Concurso Gula do Queijo, no qual será premiado aquele que come mais queijo; e apresentações culturais e artísticas durante os três dias, com destaque para o encontro Norte/Nordeste de repentistas, que será no dia 25 de setembro.

Mídia

A xemplo do que fez na primeira edição do Festival, a PBTur promove nesta segunda a visita de um grupo de jornalistas blogueiros da Capital ao evento. O grupo parte da sede do órgão nesta sexta-feira (23), por volta das 7h30, para cumprir uma agenda corrida do tipo bate-e-volta.

Segundo Ruth Avelino, o próximo passo nesse processo de divulgação do Festival do Queijo é convidar jornalistas especializados em turismo de outros Estados.

“Quem vai imaginar que uma região conhecida nacionalmente como uma das mais secas do Brasil, onde temos Cabaceiras com a Roliúde Nordestina, a Festa do Bode Rei, o Lajedo do Pai Mateus, tenha outra cidade que produz queijos e outras iguarias a partir do leite de vaca e de cabra?”, indaga Avelino. “Isso é fantástico e precisa ser divulgado”, diz.

(Da Redação, com informações da PBTur)