Fimus movimenta Campina e leva música a Remígio e Pocinhos

Fimus movimenta Campina e leva música a Remígio e Pocinhos

Eventos - 15, julho, 2015

fimus3

remigio-dama do festivalFoi aberto na noite da segunda-feira (13) o 6º Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus) que tem uma programação onde constam concertos, aulas, palestras, lançamentos de CDs e DVDs, venda de livros, instrumentos e acessórios.

Além do Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, os concertos também serão realizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), na Primeira Igreja Batista e nas cidades de Remígio e Pocinhos.

Realizado desde 2010, o Fimus é organizado pelas universidades Federal de Campina Grande (UFCG) e Estadual da Paraíba (UEPB), e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqtccPb).

Este ano, o Prêmio Radegundes Feitosa homenageará o compositor Reginaldo Carvalho (Guarabira-PB, 1932 – João Pessoa-PB, 2013), ex-aluno de Heitor Villa-Lobos e que se dedicou muito tempo à composição e ao ensino. Ele foi pioneiro no campo da música eletroacústica, tendo escrito a primeira peça nesse estilo, Si bemol, em 1956.

Muito conteúdo

No campo da música vocal, convidamos a soprano Marília Vargas, que apresentará um recital com canções brasileiras. A pianista Ingrid Barancoski, docente lotada na UNI-RIO, mostrará parte do seu trabalho, que é dedicado à pesquisa e à interpretação da obra de Almeida Prado. Eduardo Meirinhos, da Universidade Federal de Goiás, vem para trabalhar com os alunos de violão.

Já o trombonista Jean Márcio Sousa, da Universidade Federal de Campina Grande, abordará o ensino do instrumento numa perspectiva coletiva. O maestro José Maurício Brandão, da Universidade Federal da Bahia, ficará responsável pelas aulas de regência orquestral.

Dos Estados Unidos, virá a flautista Julie Koidin, da Loyola University Chicago, que tem trabalhado com repertório contemporâneo para flauta. Da Auburn University, o clarinetista David Odom, com vasta experiência como solista e camerista; a pianista Laurelie Gheesling, que também é especialista na Técnica Alexander; e a maestrina Sara Lynn Baird, que lecionará regência coral e conduzirá o concerto de encerramento.

Também estará no evento o renomado compositor e pianista Mark Hayes, conhecido por sua vasta produção de música sacra.

Remígio e Pocinhos

A programação do Festival será distribuída em diferentes locais, incluindo a Primeira Igreja Batista e o Teatro Municipal Severino Cabral, onde serão realizados concertos à tarde e à noite. Dando continuidade à política de expansão, serão realizados concertos em duas cidades do entorno da Rainha da Borborema: Remígio e Pocinhos.

A diretora de Cultura do Município de Remígio, Letícia Barreto, disse que é grande a expectativa na cidade. Ela lembrou que no ano passado o município viu atrações como Quint’Essencia, BR Brass, Coral Norte-americano de Oklahoma e o lançamento do projeto ABC Musical, que entregou instrumentos e apresento os primeiros alunos.

“Este ano, além do ABC Musical e alguns artistas da terra, receberemos algumas oficinas de música e representantes nacionais e internacionais da música como Eduardo Meirinhos, Julie Koidin (Madrigal da UFBA) e a Fupop”, informa.

Os concertos acontecerão no Centro Social João XXIII. A programação é variada e inclui músicos e grupos da série Jovens Talentos e Master. Os concertos serão realizados desta quarta-feira (15) até a sexta-feira (17), a partir das 19 h. Os portões serão fechados às 20h.

Programação em Remígio

Quarta-feira (15) – 19h

– ABC Musical: flautas e coral

– Eduardo Meirinhos

– Quarteto da Rainha

Quinta-feira (16) – 19h

– ABC do Forró

– Julia Kodin

– Coral Madrigal UFBA

Sexta-feira (17) – 19h

– Apresentação curso de Música

– Coral Canto da Gente (Furne)

– FUPOP

– Gravação do Hino de Remígio

fimus2

 

Mais informações no site oficial do evento: www.fimus.art.br