Forró a tarde inteira no 1º João Pedro de Campina

Forró a tarde inteira no 1º João Pedro de Campina

Eventos - 4, setembro, 2016

 

Nasceu na tarde deste sábado (3) no Sítio São João, bairro do Catolé, mais um filho da pródiga veia cultural da cidade: o João Pedro de Campina Grande. O evento, idealizado por um grupo de artistas e entusiastas do forró de raiz, pretende contribuir para a ocupação daquele espaço no pós-São João.

Verônica Ryos (banda Evidence), Roninho do Acordeon, Pitiguari, Roberto Moraes e Gitana Pimentel estiveram no palco das 13h até o início da noite. Gitana não estava na programação, mas forrozeira como é, foi prestigiar o lançamento do projeto cultural e não se fez de rogada: aceitou o convite, subiu no palco e deu bela palhinha ao lado de Verônica Ryos.

Neste domingo (4), também a partir das 13h, o 1º João Pedro do Sítio São João retoma a programação.

Artistas opinam sobre o novo espaço

Verônica Ryos disse que o Projeto João Pedro, além de gerar atividade para a manter vivo o Sítio São João, cria um novo espaço para os artistas regionais mostrarem sua criação: “Eu cheguei a comentar isso com Roberto (Roberto Moraes, idealizador do projeto). Criar esse espaço é oferecer chance para que o artista mostre sua música em outras épocas do ano, que não seja o São João”.

“É sabido que Campina Grande é a terra do Maior São João do Mundo, mas passado o São João, se um turista quiser dançar forró pé de serra não tem. Então essa iniciativa pode mudar o cenário turístico da cidade. Espero que o projeto tenha o apoio das autoridades e do público em geral”, disse Roninho do Acordeon.

Opinião semelhante tem a cantora Gitana Pimentel. Ela acha que Campina Grande tem que encontrar uma forma de manter o clima de São João durante o ano inteiro: “As pessoas vêm a Campina em busca da essência do Maior São João do Mundo e nós precisávamos de um espaço que resgatasse a nossa música tradicional, o nosso forró. E isso está se concretizando. É uma alegria porque o Sítio São João é um espaço ideal pra isso. O projeto é uma maneira de manter viva a alma do São João o ano inteiro. Então a inciativa tem tudo pra dar muito certo”.

Outro que prestigiou o lançamento do 1º João Pedro de Campina foi o radialista Juarez Alves, que mantém o programa ‘Luiz Gonzaga’ na rádio comunitária Queimadas FM. Como incentivador e divulgador cultural, Juarez aprovou o projeto: “A gente sabe que em Campina, passado o São João, essa cultura regional morre. Então o projeto está de parabéns porque traz mais essa força”.

Roda de conversa

Depois da primeira tarde inteira de forró, alguns artistas e jornalistas ficaram um pouco mais. Puxaram umas cadeiras e avaliaram o lançamento do ‘João Pedro de Campina’: “É um evento que pode e deve receber a energia de todos os artistas locais e tem campo fértil para dar certo”, essa é a avaliação.

Da roda de conversa participaram o compositor Roberto Moraes, a cantora Gitana Pimental, Valdenor Fonseca, o artesão e também músico Roosevelt Fernandes, Pitiguari e a equipe do Festar (Snides Caldas e José Carlos dos Anjos Wallach).

 

Veja quem sobe ao palco neste domingo (4):

Rildo Meneses

As Favoritas do Forró

Roberto Moraes e banda

Coroné Grilo

Massilon Gonzaga

Lucio Melo e Geraldo de Pocinhos

Biliu de Campina

Banda Pega Mais

Dilsinho Medeiros

Piriguari

Leon Lima & Forró da Ligação

Trio Pérola do Nordeste

 

 

(Da Redação)