‘Forró Daqui’ retira homenagem a Antonio Barros e Cecéu

‘Forró Daqui’ retira homenagem a Antonio Barros e Cecéu

Eventos - 16, janeiro, 2020

 

O ‘Forró Daqui’ não fará mais a homenagem que anunciara à dupla paraibana Antonio Barros e Cecéu. Em nota distribuída nesta quinta-feira (16), os coreógrafos e dançarinos Cleweson Soneca e Maria Hercília, organizadores do evento, afirmam que “todos que trabalham na organização do Forró Daqui reiteram o amor e o respeito às pessoas e a obra de Antônio Barros e Cecéu e se sentem tristes por terem sido mal interpretados”.

A decisão de não mais homenagear a dupla é o último capítulo de mal-estar entre o evento e Antonio Barros e Cecéu, depois que a filha do casal, a também artista Mayra Barros, desautorizou, pelo Instagram, a homenagem.

Em seu post Mayra disse que era indevida tanto a homenagem como o uso da obra ‘É proibido Cochilar’ sem autorização em seu marketing, “e no caso do evento dando a impressão de que os artistas estarão presentes, quando sequer Antonio Barros e Cecéu ficaram sabendo de tal homenagem e de qual forma ela seria procedida”.

A direção do evento reagiu às colocações de Mayra e afirmou que a homenagem havia sido conversada desde o final do ano passado com a própria Cecéu, pelo músico Jader Finamore (Os Fulano). Da mesma forma, os organizadores asseguram que não há na campanha de divulgação do evento qualquer alusão a show da dupla homenageada e que as músicas a serem executadas durante o evento estão em plataforma online públicas.

O comunicado

  • A organização do Forró Daqui informa que o evento não vai mais fazer homenagem a Antônio Barros e Cecéu na edição 2020 do Festival que acontecerá nos próximos dias 24, 25 e 26 de janeiro em João Pessoa;
  • Todos os contatos e conversas (desde 2019) no sentido de afinar a honraria ao casal foram feitos diretamente com Cecéu por parte do músico Jader Finamore, do grupo Os Fulano, que é um dos realizadores parceiros do evento (e responsável pela parte musical) junto com os professores Cleweson Soneca e Maria Hercília, seus idealizadores;
  • Após a divulgação da homenagem para a imprensa, no último dia 08/01, a produção e os próprios artistas vieram a público negar todos os contatos feitos no sentido de conceder essa honraria, de maneira que a organização do evento decidiu comunicar publicamente que a homenagem não vai mais ocorrer;
  • A organização do Festival reitera que em nenhum momento divulgou ou atrelou o nome dos eventuais homenageados a algum tipo de programação ou presença dos mesmos às aulas ou festas do evento e lamenta que a tentativa de homenagem tenha gerado a interpretação de que haveria uma intenção financeira vinculada a isso;
  • É importante que se diga que o evento, integrando aulas de dança, apresentações culturais e festas, já está em seu terceiro lote e jamais citou o nome dos artistas em suas redes sociais ou na plataforma Eventbrite, um dos canais através do qual os pacotes são comercializados. A citação da homenagem foi feita apenas no material distribuído aos jornalistas, após todo o processo de conversação anteriormente citado;
  • A homenagem que o Forró Daqui presta a artistas é uma honraria em reconhecimento ao legado que possuem no universo do Forró;
  • Todos que trabalham na organização do Forró Daqui reiteram o amor e o respeito às pessoas e a obra de Antônio Barros e Cecéu e se sentem tristes por terem sido mal interpretados.

Atenciosamente,

Cleweson Soneca e Maria Hercília – Idealizadores do Forró Daqui

Como será o evento evento

Criado no ano passado e sediado em João Pessoa-PB, o ‘Forró Daqui’ volta em sua segunda edição nos dias 24, 25 e 26 de janeiro com novidades. Terá transmissão pela web com tradução para alunos estrangeiros em duas línguas e será sediado num dos cartões postais da cidade: o hotel Tambaú.

De acordo com os organizadores, os professores de dança Cleweson Soneca e Maria Hercília, serão 14 aulas de forró em salas simultâneas para alunos que nunca dançaram e para grupos que já praticam forró. Mas não será só isso. “Esse é um evento também de música, de imersão na cultura nordestina, de encantamento para quem vive a experiência de se deixar envolver por todos esses elementos juntos”, comenta Hercília.

No primeiro ano, a homenagem foi ao centenário de Jackson do Pandeiro, e desta vez o ‘Forró Daqui’ deixará de fazer homenagens.

Esse ano, o Forró Daqui vai ser realizado no icônico Hotel Tambaú. “Teremos apenas a festa de abertura na Vila do Porto, Centro Histórico, com show da banda Os Fulano, no dia 24/01. As aulas e demais festas serão no Hotel dias 25 e 26”, explica Cleweson Soneca.

A 2ª edição do Forró Daqui está nos últimos preparativos. A programação também está sendo renovada, trazendo novidades como aulas de quadrilhas juninas, cavalo marinho, balé de bandas de forró, além de bate papo sobre as inúmeras possibilidades desse ritmo. “Qualquer pessoa pode participar desse evento, basta gostar de Forró”, lembra Hercília.

Mais informações nas redes sociais (Facebook e Instagram) do Forró Daqui. Mais informações e inscrições no site event brite:

http://www.forrodaqui2020.eventbrite.com/

 

(Da Redação)