‘Forró pé de mesa’ fará viagem de 60 anos ao passado

‘Forró pé de mesa’ fará viagem de 60 anos ao passado

Eventos - 11, julho, 2018

 

Imagine uma playlist formada por jóias da música nordestina garimpadas entre 1958 e 1998, assinadas por gênios como Sivuca, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Zito Borborema e outros. Também vai ter música de Marinês, Genival Lacerda, Dominguinhos, Jacinto Silva, Abdias, Zé Calixto, Trio Nordestino, Anastácia e 3 do Nordeste.

Assim vai ser o som no evento ‘Forró pé de mesa’, organizado pelo jornalista, escritor e pesquisador Fernando Moura, que será realizado na noite deste sábado (14) como parte da programação do Festival Sabores e Saberes, que ocorre na cidade do Conde, Litoral Sul da Paraíba.

 

“Aproveitando o festival, resolvi fazer uma garimpagem no meu acervo (com cerca de 30 mil músicas) de artistas nordestinos e encontrei centenas de canções que abordam a temática gastronômica e etílica com vigor e graça”, diz Fernando, explicando de onde nasceu a ideia do ‘Forró pé de mesa’.

Segundo ele, a garimpagem lhe rendeu trilha que fala desde a feira até o preparo de variados pratos nordestinos, como a canjica, a pamonha, o mocotó, a buchada, passando por caldos e chás revigorantes, chegando até aos ofícios ligados à alimentação, como a cozinheira da fazenda, a vendedora de tapioca, o amolador de facas, entre inúmeras outras abordagens.

Com a criatividade que lhe é peculiar, Fernando montou um ‘cardápio sonoro’, que ele próprio apresentará como se fosse um programa de rádio ‘ao vivo’, “embora a transmissão seja exclusiva aos presentes ao encontro”, brinca.

Fernando vai viajar pela trilha sonora e, com certeza, nos transportar décadas atrás utilizando a carga cultural contida no cancioneiro que garimpou. Ele diz que para aquecer mais o ambiente, dançarinos profissionais mostrarão coeogafias específicas de cada ritmo, o que deve estimular o público a entrar na dança.

“Vou mostrar como montar o próprio acervo digital, a partir dos vinis (levarei discos e vitrola) e relançarei alguns livros de minha autoria e de outros”, completa Fernando Moura. Uma dessas publicações é a cartilha ‘O que é o forró’, escrita por Ivan Dias e Sandro Dupan, com apresentação dele.

“Será um encontro de apreciadores do gênero, em espaço onde poderão ouvir, dançar e conversar sobre o forró”, resume o jornalista.

Fernando Moura, a esposa Silvana, e os filhos / Foto: Facebook

Serviço:

‘Forró pé de mesa’

14/7  |  20h  |  Pousada dos Mundos – Praia de Tabatinga  |  Conde-PB  |  Gratuito

 

(Da Redação)