Fórum do Forró de Raiz quer audiência com Romero Rodrigues

Fórum do Forró de Raiz quer audiência com Romero Rodrigues

Eventos - 21, março, 2018

 

O Fórum Nacional de Forró de Raiz vai cobrar da Prefeitura de Campina Grande que respeite a cultura regional nordestina na definição do elenco e programação do próximo ‘Maior São João do Mundo’.

“Fizemos duas propostas ao prefeito Romero Rodrigues e ele aceitou dialogar. Entretanto ainda não marcou data para essa conversa. Não vamos esquecer, vamos bater na porta dele”, disse Joana Alves, integrante do fórum, que tem liderado a campanha pelo fortalecimento em todo o país e pelo reconhecimento dele como patrimônio cultural imaterial no Iphan.

Enquanto esse encontro não acontece, o processo de contratação das atrações da edição 2018 do evento segue, comandado pela empresa pernambucana Aliança. O próprio Romero prevê que a programação oficial seja divulgada no dia 4 de abril, quando a contratação de todos os artistas estiver concluída.

Joana Alves disse que sua articulação incluiu até o senador Cássio Cunha Lima, de quem ouviu a promessa de que ajudará nesse diálogo. Mas chegar ao prefeito continua difícil: “Não estou vendo como chegar a ele”, disse nesta quarta-feira (21) em conversa pelo Whatsapp, já que ela está no Rio de Janeiro, ajudando a organizar o fórum estadual carioca de forró de raiz.

“Não se admite que o Maior São João deixe de fora a cultura regional. Não é uma questão apenas do artista local entrar ou não no evento, é uma questão de respeito à cultural regional. Não se entende porque prevalece o entendimento político-econômico de que tem que trazer grupos de fora que não representam a cultural local”, questiona Joana.

A representante do Fórum Nacional disse que a entidade não vai aceitar a imposição de uma programação nos moldes como á do ano passado, por exemplo, em que os maiores custos com cachês pagaram justamente atrações cuja expressão cultural não têm nada a ver com São João nordestino. “Vamos até as últimas instâncias nessa luta”, disse.

No Rio e Brasília

Nessa terça-feira (20), Joana Alves participou de reunião com o presidente da Fecomércio, Luis Gastão, interventor do Sesc Rio, e com artistas. No encontro, foram discutidos questões sobres os fóruns estaduais de forró de raiz e a campanha para o registro do forró como patrimônio imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Entre os artistas presentes estavam Jadiel Guerra, Sergival Alves, Cassiano Beija Flor, Trio Xodó, Leo Rujero e Alexande (produtor de Elba Ramalho).

Neste sábado (24) Joana Alves segue para Brasília para articular audiência público do Senado Federal sobre o tema, que deve se realizar em maio.

 

(José Carlos dos Anjos Wallach)