Fórum Nacional do Forró diz que nação nordestina foi desrespeitada por evento em Campina

Fórum Nacional do Forró diz que nação nordestina foi desrespeitada por evento em Campina

Eventos - 5, junho, 2023

Vexame de repercussão nacional, o incidente ocorrido entre o cantor e compositor paraibano Flávio José e organizadores na sexta-feira (2) no festival musical de Campina Grande, que é chamado de ‘Maior São João do Mundo’ por força de marketing, rendeu mais um capítulo nesta segunda-feira (5).

O Fórum Nacional do Forró de Raiz emitiu uma nota de repúdio, entitulada ‘Nação nordestina desrespeitada no Parque do Povo’, em que denuncia “(…) a paulatina campanha de invasão cultural articulada por esse esquema pernicioso que age contra a cultura paraibana e nordestina como um todo”.

Como foi

Na segunda noite do evento em Campina Grande, o forrozeiro paraibano – considerado um dos grandes nomes do chamado forró de raiz – teve sua apresentação reduzida em 30 minutos porque os organizadores decidiram antecipar o show do cantor de ritmo sertanejo, Gustavo Lima, a pedido do próprio artista.

Ao subir ao palco, Flávio José desculpou-se com a plateia e tornou público o que lhe disseram no momento em que entraria no palco principal da festa, que seu show fora encurtado, para beneficiar Gustavo Lima, atração seguinte.

Desrespeito sistemático

O texto da nota registra que o processo de desvalorização e fechamento de espaços para o farró vem processando há tempos: “(…) O desrespeito à cultura regional nordestina vem se processando ao longo dos anos, protagonizado, sobretudo, pelos gestores públicos que, usando de recursos também públicos promovem as festas juninas com elenco que não têm conteúdo artístico ou cultural da tradicional festa de São João (…)”.

A NOTA

(Da Redação)