Francisco, el Hombre grita “arranca a cabeça do rei”

Francisco, el Hombre grita “arranca a cabeça do rei”

Música - 8, agosto, 2022

Um brado uníssono e crescente demarca os vinte segundos iniciais da nova música da Francisco, el Hombre. O coro encontra o seu ápice, arranca do peito o sentimento coletivo e o traduz em palavras com um grito sonoro: “arranca a cabeça do rei”. Este verso é também o título da faixa que a banda disponibilizou nas plataformas de streaming de áudio.

“Essa música fala de uma das maiores utopias que a gente defende enquanto Francisco, el Hombre, que é a da não-autoridade, da não-hierarquização da sociedade. Ninguém é mais importante que ninguém. É um sonho anárquico”, afirma Sebastianismos, que forma o conjunto ao lado de LAZÚLI, Mateo Piracés-Ugarte, Helena Papini e Andrei Kozyreff.

Ao apresentar “Arranca a Cabeça do Rei” em shows e festivais, como aconteceu no Rock in Rio Lisboa, o público tem se identificado com o que é cantado, além de traçar uma relação com a situação atual vivida pela sociedade brasileira. “Em momentos de opressão contra o povo, é preciso de união para dar um fim nisso. Toda figura autoritária, eventualmente, poderá ocupar uma posição de opressão também. Seja rei, imperador ou seja presidente. As pessoas interpretam de uma forma ou de outra, essa é a parte da beleza da poesia”, Sebastianismos complementa.

Definida pela Francisco, el Hombre como um hino contra a autoridade, “Arranca a Cabeça do Rei” apresenta um desdobramento sonoro ainda pouco explorado pelo grupo. A faixa incorpora uma mistura de ska com rock e faz referência à banda espanhola Ska-P, que costuma trazer mensagens urgentes e contestatórias de forma divertida e dançante.

Após o lançamento do disco Casa Francisco (2021), “Arranca a Cabeça do Rei” é um passo para fora de casa e marca a retomada da Francisco, el Hombre estradeira, algo vital na essência e trajetória do grupo.

Ouça “Arranca a Cabeça do Rei”

Ficha técnica

Composição: Juliana Strassacapa, Sebastian Piracés Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff e Mateo Piracés Ugarte.

Produção: Mateo Piracés Ugarte e Francisco, el Hombre

Edição: Max Matta e Mateo Piracés Ugarte

Gravado no Estúdio LAB Sound

Técnico de Gravação no LAB Sound: Max Matta

Sopros gravados no Estúdio Toca do Ouriço

Técnico de Gravação no Toca do Ouriço: Caíque Neri Chaves

Mix: Pedro Garcia

Master: Carlos Freitas (ClassicMaster)

Arranjos: Helena Papini, Juliana Strassacapa, Sebastian Piracés Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff, Mateo Piracés Ugarte e Giovani Loner.

Voz: Juliana Strassacapa, Sebastián Piracés Ugarte e Mateo Piracés Ugarte

Baixo: Helena Papini

Percussão: Juliana Strassacapa e Maicon Faquim Araki

Guitarra: Andrei Martinez Kozyreff

Bateria: Sebastian Piracés Ugarte

Violão: Mateo Piracés Ugarte

ProTools: Max Matta e Mateo Piracés Ugarte

Trombone: Giovani Alves Loner

Trompete: Douglas William Rodrigues dos Santos

Saxofone: Mariana Marinelli de Oliveira

Coros: Helena Papini, Juliana Strassacapa, Sebastian Piracés Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff, Mateo Piracés Ugarte, Júlia Ribeiro dos Santos Pessini, Stephanie Frick, Camilla Cabral, Lays Milanello, Helen Fernandes de Sousa

(Texto da assessoria da banda + Foto: Renata Monteiro / divulgação)