Fundação confirma 2ª edição de mostra de cinema

Fundação confirma 2ª edição de mostra de cinema

Eventos - 12, novembro, 2018

 

Mais de 1.500 pessoas passaram pela 1ª Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez, nos três dias de evento. A noite de encerramento, que aconteceu no domingo (11), no adro da Igreja de São Francisco, contou com a exibição de quatro filmes, entre curtas e longas-metragens.

Foram exibidos ‘Bodas de Aruanda’, de Francisco Sales; ‘Acho bonito quem veste’, do diretor Marcelo Coutinho; ‘Contínuo’, de Odécio Antônio e ‘Campana’, do cineasta Gian Orsini. Logo após, às 21h, os diretores participaram de um debate sobre os filmes.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Fórum Setorial do Audiovisual Paraibano.

Mauricio Burity, diretor executivo da Funjope, já confirmou a realização da 2ª Mostra, em 2019. “A participação do público foi um sucesso. Isso nos faz sentir motivados a continuar”, disse.

História

Considerado o pai do cinema paraibano, o fotógrafo Walfredo Rodriguez, que dá nome à mostra, testemunhou o crescimento de João Pessoa em negativos que mostram a evolução da cidade desde a época que ela ainda se chamava Parahyba do Norte, desde as ‘cacimbas de banho’ públicas até a chegada da energia elétrica e dos bondes.

Em 1924, o cineasta começa a rodar “Sob o Céu Nordestino”, que só foi concluído em 1928 e é considerado pela crítica como um marco etnológico do cinema brasileiro, por ter sido o pioneiro a retratar a cultura nordestina sem a ótica do exoterismo.

(Da Redação, com Secom-JP)