Gábi Blue e Furmiga Dub fecham semana com lançamentos

Gábi Blue e Furmiga Dub fecham semana com lançamentos

Música - 30, junho, 2023

A última semana de junho se encerra com mais dois trabalhos autorais paraibanos da praça: a cantora e compositora Gábi Blue marcou a passagem do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ (28) com a chegada de ‘Amor em Paz’, produzido com a companheira Nic; e o multi-instrumentista e produtor musical Furmiga Dub lançou o disco ‘Grave da Mata – Vol. 2’, na quinta-feira (29).

‘Amor em Paz’ é uma espécie de retrato sonoro da relação apaixonada e produtiva de Gábi e Nic, que levam para suas criações a intensidade do amor que vivem.

Isso resultou em duas sessions, com sete canções. São cinco músicas autorais (‘Let Me Fly’, ‘Psicodélico’, ‘Pormenor’, ‘Vem Grudar em Mim’ e ‘Fé Menina’) e duas releituras de Djavan e Marisa Monte (‘Iluminado’ e ‘Vilarejo’, respectivamente).

“Gravar esse projeto foi uma experiência musical muito rica, tanto para mim, quanto para Nic. A gente teve a oportunidade de ensaiar, fazer arranjos próprios para essas sessions e contar com instrumentistas que acrescentaram muito ao projeto”, disse Gábi.

Data não foi por acaso

“A importância de lançar esse trabalho no dia 28/6 é validar o quão importante é essa data, não só para a gente, mas para a sociedade. O dia 28 carrega essa importância, de mostrar que o amor é puro, independentemente de ser entre duas mulheres, dois homens ou entre um homem e uma mulher”, conclui Gábi.

O lançamento de ‘Amor em Paz’ ocorre em dois momentos: a primeira parte, foi na quarta-feira (28), no canal do YouTube de Gábi Blue, às 20h; a segunda, neste sábado (1), às 00h01, na mesma plataforma.

‘Grave da Mata’

Neste segundo álbum, Furmiga Dub segue o experimentalismo criativo em busca de unir ritmos e batidas nordestinas com bases graves pesadas, agora com foco em instrumentais. O trabalho, composto por 7 faixas, foi lançado pela Colmeia22, via Altafonte.

“No meu primeiro álbum, a temática da natureza estava presente em formato de saudade, agora, que estou de volta à Paraíba, minha terra natal, ela está presente como um contato direto”, explica o músico.

Furmiga Dub apresenta um som que é resultado de pesquisa sobre os mestres do Nordeste, suas influências afro e indígenas, a cultura da mata e referências tropicais. Nesse trabalho, o músico percorre os ritmos da coco de roda, ciranda, caboclinho, maracatu e baião, Fabiano Formiga se dedica ao resgate, gravação e disseminação da arte brasileira.

O novo álbum conta com participações de parceiros musicais e amigos de longa data de FurmigaDub, como a guitarra e o baixo de Alex Madureira, em ‘Viva a Natureza’; e os vocais de Monkey Jhayam, nas músicas ‘Deep Coco’ e ‘Tuareg’, sendo que a segunda ainda tem a contribuição do berimbau de Mamah Soares. Em ‘Bala de Prata’, canção de Kiko Dinucci e Douglas Germano, parceira de palcos, a cantora Rafa Ella Voa, também se torna colaboradora dentro dos estúdios.

“Foram participações muito naturais, já havia criado com todos esses artistas, seja profissionalmente ou apenas na amizade. Foi maravilhoso receber o apoio e as ideias dessas pessoas em ‘Grave da Mata Vol. 2’”, afirma FurmigaDub.

Antes de Grave de ‘Mata Vol 2’, FurmigaDub apresentou o disco ‘Grave da Mata’ (2018) e o projeto ‘Mestres da Paraíba’ (2019). Este último trabalho incluiu a gravação de um álbum, um show em João Pessoa, a criação de um site e a produção de 4 mini-documentários sobre mestres de cultura popular da Paraíba.

Ficha técnica

1- Cura da Floresta

FurmigaDub – Synths, rabeca, beats, FX.

2- Deep Coco

Monkey Jhayam – Vozes

FurmigaDub – Synths, guitarra, beats, FX.

3- Viva a Natureza

Alex Madureira – Guitarra, Baixo.

FurmigaDub – Synths, rabeca, beats.

4- Bala de Prata

Ella Voa – Vozes

FurmigaDub – Baixo, beats, guitarra.

5- Rabeb

FurmigaDub – Synths, samples, beats, rabeca.

6- Tuareg

Monkey Jhayam – Vozes

FurmigaDub – Synths, beats, soundscape.

7- Quadrilha Ácida

FurmigaDub – Synths, beats, guitarra, rabeca, triângulo psicodélico.

Fotos por Eric Luna

Design por Daslei Emerson

(Da Redação, com informação de assessorias dos artistas + Fotos: Zé Igor e Eric Luna / divulgação)