Genival e Pinto serão homenageados no ‘Prima Convida’

Genival e Pinto serão homenageados no ‘Prima Convida’

Música - 27, junho, 2021

Genival Lacerda (foto acima) e Pinto do Acordeon, dois dos mais genuínos disseminadores da música nordestina, serão os homenageados da sexta edição do Projeto Prima Convida, na próxima quarta-feira (30/6).

Transmitido pelo canal Primaparaiba, no YouTube (clique aqui), o programa terá como convidados João Lacerda (filho de Genival Lacerda), Mô Lima (filho de Pinto do Acordeon) e o jornalista, escritor e pesquisador Fernando Moura, presidente da Fundação Casa de José Américo. A mediação será de Mari Santana.

Os artistas

• Genival Lacerda foi cantor e compositor paraibano, nascido em Campina Grande em 5 de abril de 1931. Considerado pelo público um mito da música nordestina, ficou famoso no país pela música de grande apelo popular, pelas vestimentas no palco e pela forma de dançar, usando barrigadas de forma humorada.

Foram 61 produções em sua discografia, entre LPs em vinil, Eps e DVD. Em 2019, o artista comemorou 70 anos de carreira, gravando o primeiro DVD – ‘Minha Estrada’. Genival faleceu em 7 de janeiro de 2021, em Recife, onde estava hospitalizado em decorrência de complicações da Covid-19.

Entre inúmeros sucessos que marcaram sua carreira estão ‘Severina Xique Xique’, ‘De quem é esse jegue?’ e ‘Radinho de Pilha’.

Pinto do Acordeon

• Pinto do Acordeon nasceu em Conceição, Sertão da Paraíba, em 10 de fevereiro de 1948, mas a fama de artista veio depois que foi morar em Patos, cidade que até hoje o idolatra como filho. Sua primeira gravação data de 1976.

Compositor, sanfoneiro e intérprete, Pinto era o último dos forrozeiros herdeiro direto do Rei Luiz Gonzaga, do qual ganhou sanfonas e a quem acompanhou em várias apresentações. O jeito de cantar e as composições atraíram olhares e ouvidor de Luiz Gonzaga.

Teve músicas gravadas por Elba Ramalho, Genival Lacerda, Dominguinhos, Fagner, Os 3 do Nordeste, Trio Nordestino e Alcione.

A música ‘Neném Mulher’ gravada por Elba Ramalho, foi tema da telenovela ‘Tieta’.

Em 2008, participou do Festival de Montreux na Suíça ao lado de outros artistas brasileiros: Gilberto Gil, Elba Ramalho, Chico César, Flávio José e Milton Nascimento.

Pinto do Acordeon faleceu em São Paulo em 21 de julho de 2020.

(Texto da Secom-PB)