Iphaep lança Acordo Cultural para preservar Centro Histórico

Iphaep lança Acordo Cultural para preservar Centro Histórico

Tudo - 2, dezembro, 2016

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) está executando o Projeto Acordo Cultural. O objetivo é pintar imóveis do Centro Histórico de João Pessoa em parcerias com setores da iniciativa privada. O trabalho começou esta semana com limpeza e preparação dos imóveis, para que seja realizada a pintura das fachadas que foram atacadas por pichadores no Largo São Frei Pedro Gonçalves, Praça Anthenor Navarro, parte inicial da Rua da Areia e o imóvel da Associação Comercial da Paraíba.

“Estamos concluindo as parcerias, com os patronos, padrinhos e colaboradores, para efetivar o projeto”, disse a diretora executiva do Iphaep, Cassandra Figueiredo. Algumas empresas governamentais e privadas já estão engajadas na primeira etapa: São Braz, Energisa, Armazém Paraíba, Grupo Elizabeth e O Mundo das Tintas.

“Esse trabalho de recuperação da beleza do casario do Centro Histórico está sendo possível a partir da união do poder público, com setores privados, imprensa, moradores, artistas e grupos organizados. É mais do que a realização de uma pintura ou retirada de pichações. Isso fortalece o sentimento coletivo de pertencimento”, explica a diretora.

Todos juntos15355936_1189093761125954_145900179_n

Os trabalhos foram iniciados no dia 29 de novembro, com a preparação do ambiente: isolamento dos espaços, instalação de equipamentos (andaimes, lixamento e cobertura da parte pichada). Para execução dos serviços foram cedidos profissionais de pintura de duas grandes construtoras locais, articuladas pelo Sinduscon, pintores da comunidade, alunos da Oficina Escola e reeducandos da Penitenciária Média de Mangabeira. Também os grupos culturais e moradores da área têm se formado, com o objetivo de participar do mutirão, que está aberto a todos que quiserem contribuir.

O domingo (11) será integralmente dedicado às ações para entrega de parte da pintura, no qual o público vai poder, durante todo o dia, desfrutar de várias atrações culturais, gastronômicas e de artesanato. No encerramento do evento, o Iphaep vai homenagear os padrinhos e os colaboradores do Acordo Cultural.

Objetivos

João Pessoa foi fundada em 1585 e é considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil. Formada por um conjunto de monumentos que preservam o seu traçado urbano original, a capital paraibana vem sendo tomada, nos últimos tempos, pela ação dos pichadores, que enfeiam a cidade e danificam os bens patrimoniais: em especial as edificações seculares, mas também os bens móveis e integrados, como o Obelisco da Praça da Independência.

O público-alvo do projeto é formado por uma tríade: os moradores, os comerciantes e os transeuntes do Centro Histórico de João Pessoa. A área, delimitada e tombada pelo Iphaep, contempla, de um lado, o Varadouro ou Cidade Baixa, que fica localizado em torno do Porto do Capim, e, do outro, a Cidade Alta, que se desenvolveu com núcleo residencial e administrativo, ao redor das grandes edificações religiosas da capital paraibana.

A Educação Patrimonial será vista por meio da arte dos grafiteiros de João Pessoa, que irão colorir espaços sugeridos pelo Iphaep e inspirados na temática da importância da preservação do Centro Histórico por todos os moradores da cidade.

 

(Da Secom-PB)