Sebrae capacita artesãos para 1ª Feira Brasil Original em SP

Sebrae capacita artesãos para 1ª Feira Brasil Original em SP

Tudo - 31, agosto, 2016

 

Cerca de 100 artesãos paraibanos estão sendo capacitados pelo Sebrae para conhecerem as tendências de design e inovação e passarem por um processo de valorização de seus produtos.

Com oficinas técnicas e consultorias in loco, os artesãos terão, em média, 180 horas de aprendizado, em tipologias distintas. As aulas são todas gratuitas e visam capacitar os artesãos para participarem da 1ª Feira Brasil Original, em São Paulo, entre os dias 20 e 23 de outubro.

Para participar da Feira, no entanto, é preciso inscrever-se em um processo de seleção, através de edital, que está com inscrições abertas até o dia 12 deste mês. Os participantes serão escolhidos por uma curadoria estadual.

“O artesanato paraibano já é muito bem reconhecido nacionalmente. Mas para continuarmos mostrando peças inovadoras, estamos oferecendo estas capacitações para levarmos nossos melhores produtos à Feira Brasil Original. Participar dos treinamentos oferecidos pelo Sebrae obviamente não garante a exposição na Feira, mas ajuda a criar novos produtos e a melhorar o design”, destacou a analista técnica do Sebrae e gestora do projeto de Artesanato, Sandra Duarte.

Capacitação Sérgio Matos CG agosto 2016

Artesão que participaram de capacitação com Sergio Matos, em Campina Grande

Oficinas

Em agosto foi realizada a oficina de design de embalagem, em João Pessoa, com duração de 12 horas, além de consultorias in loco, com o consultor Wayne Formiga. Posteriormente, em Campina Grande, o designer Sérgio Matos iniciou capacitação para os artesãos que trabalham com o algodão colorido. Também em Campina Grande, bordadeiras estão sendo capacitadas pela consultora Imara Angélica Duarte. E, em João Pessoa, crocheteiras vão participar de oficinas com Rozani Schau Menezes, a partir do dia 12 deste mês.

 

Irão 12

Para a Feira Brasil Original, serão selecionados 12 artesãos paraibanos das seguintes tipologias: madeira, tecelagem, brinquedo popular, cerâmica, metal, fibra, fios, couro, gastronomia, algodão colorido, artesanato indígena e osso. Os escolhidos da Paraíba terão um espaço de 100 m2 em um stand coletivo e gratuito. A exposição terá produtos de todos os estados brasileiros, selecionados por edital.

O projeto Brasil Original é desenvolvido pelo Sebrae e tem o objetivo de reposicionar o artesanato perante o mercado. Durante o projeto, são feitas diversas capacitações com artesãos, para que os seus produtos sejam mais valorizados, além de ações para promoção comercial do artesanato.

Como participar da seleção

O interessado deverá preencher o formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico http://paraiba.pb.gov.br/pap e apresentar os documentos requisitados. As inscrições serão realizadas até o dia 12 deste mês, presencialmente, via sedex ou correio eletrônico.

Uma comissão estadual irá selecionar os 12 trabalhos e divulgará uma primeira listagem no dia 17.

Poderá participar da seleção o artesão individual que seja maior de 18 anos, esteja cadastrado no Programa de Artesanato Paraibano (PAP) e também no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), com carteira nacional dentro do prazo de validade; e a entidade representativa (associação, cooperativa etc.) que tenha sido legalmente constituída, também esteja cadastrada no PAP e SICAB. Poderá participar, igualmente o artesão microempreendedor individual (MEI).

 

(Da assessoria do Sebrae-PB)