Guarabira fará o 1º Festival Internacional de Arte Naïf

Guarabira fará o 1º Festival Internacional de Arte Naïf

Eventos - 21, maio, 2018

 

Por 39 dias, Guarabira, no Brejo da Paraíba, vai sediar o 1º Festival Internacional de Arte Naïf, cuja expressividade se dá pela liberdade estética e criativa do artista, bem como pela ausência de rigores estilísticos e acadêmicos. O evento começa nesta quarta-feira (23) e vai até 30 de junho.

Ao todo serão exibidas, no Centro de Documentação Coronel João Pimentel (Cedoc), 170 obras produzidas por 103 artistas de 13 nacionalidades.

Localizado no agreste da Paraíba, o município se destaca nacional e internacionalmente como exportador de talentos da Arte Naïf. Sua projeção é tamanha, que foi cunhada pelo pesquisador Robson Xavier da Costa, como Escola de Guarabira.

Entre os expoentes do estilo, estão Adriano Dias, realizador do evento, Clóvis Júnior, artista homenageado, e Marby Silva e Madriano Basílio.

“Receber em nossa cidade artistas consagrados e outros ainda jovens na cena nacional contribuirá para o fortalecimento dessa corrente estética, permitindo ao público da nossa região o contato com esse universo onírico e multicor de artistas”, ressaltou o idealizador do festival, Adriano Dias.

Estarão presentes nesta primeira edição, os artistas Valdomiro de Deus, Tânea Maria Pedrosa, Omar Souto, Ana Denise, Hermelindo de Almeida e Helena Coelho.

Na programação haverá também palestras e oficinas sobre os temas de interesse da arte Naïf, desde a história, passando pela produção, até a exibição pública. Seja através das telas ou de apresentações musicais e teatrais, o estilo artístico encanta por seu modo singelo e inocente de produzir sentido à vida.

Parceiros

Para realizar o festival, os organizadores contaram com parcerias como a do Sebrae Paraíba e da Prefeitura Municipal de Guarabira. De acordo com o superintendente do Sebrae-PB, Walter Aguiar, este ambiente vai atrair a atenção de artistas, colecionadores e apreciadores para o estilo Naïf e irá promover além do que se propõe, a junção harmoniosa entre arte e negócios.

Por sua vez, o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, enfatizou a responsabilidade deste primeiro festival como palco para o estilo artístico e para a própria região do Agreste paraibano. Segundo Toscano, trata-se de uma importante contribuição para a difusão desta arte, cujos maiores desafios giram em torno da conquista de novos apreciadores.

Serviço:

1º Festival de Arte Naïf

23/5  | 20h – abertura | Cedoc  | Guarabira-PB

(Da assessoria do evento)