Hackers sequestram arquivos musicais de banda de rock e cobram resgaste

Hackers sequestram arquivos musicais de banda de rock e cobram resgaste

Música - 21, maio, 2023

Billy Corgan (foto acima), vocalista da banda de rock alternativo norte-americana The Smashing Pumpking, revelou que hackers roubaram músicas da parte 3 do álbum ‘Atum’, e que foi preciso realizar pagamento de um resgate para que elas não fossem veiculadas antes do lançamento ao mercado.

O vazamento poderia impactar negativamente na promoção e nas vendas do álbum e, por isso, a banda optou por pagar. Segundo o vocalista, quem roubou foi um mercenário que hackeou uma pessoa, a qual também detinha conteúdos de outros artistas e que, após fornecer informações ao FBI, os cibercriminosos foram localizados.

Por mais preocupante que seja o roubo de documentos e propriedades intelectuais de figuras públicas, a indústria por trás aparenta estar despreparada, tornando-se alvos fáceis de hackers.

As informações estão em texto de assessoria da Tanium, empresa de segurança de ambientes digitais e gerenciamento de tecnologia, que usou o caso da Smashing Pumpking para abordar o tema da segurança digital e divulgar seus serviços.

“Passamos muito tempo falando sobre o impacto do ransomware para as empresas e o roubo de dados pessoais, de saúde e/ou financeiros. Todos eles têm um valor real de venda para os hackers e um impacto comercial de certa forma definível sobre as vítimas. O roubo e a venda ou o vazamento de propriedade intelectual é uma situação muito mais casuística. Cada organização – ou banda, neste caso – precisa determinar qual é o valor de sua propriedade intelectual e qual é o impacto de seu vazamento, seja ele vendido ou distribuído gratuitamente. O vazamento de propriedades artísticas, como músicas que podem ser duplicadas digitalmente um número infinito de vezes antes do lançamento oficial, pode afetar significativamente a lucratividade da banda e de sua gravadora”, afirma Felipe do Nascimento, diretor técnico da Tanium para América Latina.

(Da Redação)