Heróis do forró e política deram o tom da primeira noite no PP

Heróis do forró e política deram o tom da primeira noite no PP

Eventos - 4, junho, 2016
abertura (8)

Biliu, abrindo o São João com “forró pré-histórico”

Biliu de Campina e Jairo Madruga foram os heróis da noite de abertura do São João de Campina Grande, no Parque do Povo. Um pelo conteúdo apresentado e pelo desafio de iniciar a festa diante de um público que começava a chegar timidamente ainda por volta das 21h; o outro pela longevidade e paixão empregada ao ritual do canto do hino da festa, ‘Olha pro céu meu amor’.

“Trouxe hoje pra vocês o forró pré-histórico, aquele das raízes”, disse Biliu, que mostrou clássicos do cancioneiro nordestino, conversou com o público e cantou até coco.

Flávio José trouxe ao palco seus sucessos e a execução competente da sanfona, com banda afinadíssima e backing vocal caprichado. O público, a essa altura mais numeroso, entoou as canções e dançou.

Saem artistas, entram políticos

Já era sábado, quando o palco foi tomado pelas autoridades para a cerimônia oficial de abertura do ‘Maior São João do Mundo’. O senador Cássio Cunha lima, o primeiro a falar saudou o público e criticou um grupo de jovens a que ele classificou de “inocentes úteis” por chamarem o impeachment da presidente Dilma Rousseff de golpe.

O prefeito Romero Rodrigues pôs ordem no palco e fez o clima de festa retornar. “Agradeço a Deus e aos colaboradores, e principalmente a todos vocês que estão presentes, por mais uma vez estar conseguindo realizar uma festa tão grandiosa. Declaro aberto o Maior São João do Mundo’.

O palco ficou apinhado de gente. Além do prefeito Romero e do senador Cássio, havia o deputado federal Rômulo Gouveia, vereadores, deputados estaduais e assessores.

O hino

Tudo normalizou quando Jairo Madruga pegou o microfone e cantou o clássico de Luiz Gonzaga, sinal para u show pirotécnico que deu a largada para maratona de forró que segue até o dia 3 de julho.

Na sequência, o público cantou, aplaudiu e dançou ao som das ruedeiras de Márcia Felipe. “A expectativa é a melhor possível. Estou honrada”, disse a cantora sobre o show de abertura do São João de Campina.

Vestida de noiva, Márcia esticou o show pela madrugada deste sábado, executando seus sucessos e transformando o Parque do Povo em grande arraiam do forró estilizado. O programa do primeiro dia de festa foi encerrado no palco principal com a banda Forró do Esculalxo. O público só arredou o pé quando estava perto de clarear.

No sábado

A chuva que caía no início da noite do sábado (4) não atrapalhou o forró no Parque do Povo. A primeira atração do Palco Principal d’O Maior São João do Mundo foi Roninho do Acordeon, seguido de  Pinto do Acordeon.

Um pouco antes de subir ao palco, o sertanejo Pinto falou sobre suas influências musicais e sobre a expectativa para este show, que foi uma das principais atrações da noite. “Até hoje eu só aprendi a cantar forró e o meu espelho é o Gonzagão. Eu canto o forró de verdade”, disse o artista. Logo em seguida, já no palco, estava sendo acompanhado em coro pelo público.

A segunda noite da maratona de forró d’O Maior São João do Mundo seguiu com o show de Jorge de Altinho e Felipe Lemos, que encerrou a o programa do segundo dia, já na madrugada deste domingo (5).

 

 

(Por José carlos dos Anjos Wallach / vídeos e fotos: Snides Caldas / Codecom)

 

 

Veja galerias:

 

[nggallery id=543 template=”sliderview”]

 

[nggallery id=544 template=”sliderview”]

 

[nggallery id=545 template=”sliderview”]

 

[nggallery id=546 template=”sliderview”]