Holandeses doam instrumentos a entidade em JP

Holandeses doam instrumentos a entidade em JP

Música - 20, setembro, 2018

 

Músicos e luthiers holandeses doaram instrumentos e acessórios à Ação Social pela Música de João Pessoa, que já tem cinco unidades em funcionamento em parceria com a Prefeitura da Capital.

As doações foram feitas com ajuda do violonista Alberto Johnson, da Orquestra Filarmônica da Rádio Holandesa, embaixador da ASMJP na Europa, e sua esposa, a violinista Pamela Kubik, também integrante da orquestra, e pela violinista Noa Wilsdschud, que esteve em João Pessoa em 2015, quando participou do 3º Festival Internacional de Música Clássica.

A primeira doação veio da violinista holandesa Noa Wilsdschud. Ela foi convidada pelo Rotary Club para participar de um evento beneficente e concordou desde que tudo o que conseguisse arrecadar fosse doado para a ASMJP. O valor arrecadado foi repassado à Ação Social pela Música do Brasil, que comprou os instrumentos e entregou à coordenação do projeto na Capital.

Os instrumentos

A unidade do Gervásio Maia, onde os alunos estudam flauta doce, recebeu 23 instrumentos, sendo oito flautas tenor, oito flautas sopranino e sete flautas contralto.

Foram adquiridos também dez trompetes, quatro trombones, uma trompa e uma tuba, que serão destinados à nova unidade do projeto, que está funcionamento desde o início de agosto no Bairro dos Novais e vai atender 100 crianças e adolescentes.

 

Campanha

A outra doação veio do trabalho voluntário de Alberto e Pamela, que além de arrecadar instrumentos e acessórios com os músicos da Orquestra da Rádio, percorrem as luterias da Holanda, apresentam as atividades da Ação Social pela Música de João Pessoa e estimulam doações do material que não será usado pelos profissionais, mas que podem ser aproveitados pelos alunos do projeto.

Alberto e Pamela arrecadaram queixeiras, espaleiras, cavaletes, cordas, crinas e estandartes, além de violinos e uma viola. Eles conseguiram o apoio do luthier Jaap Bolink, um dos mais renomados da Holanda, que gostou do trabalho desenvolvido em João Pessoa e se comprometeu a doar à ASMJP todo o material que não utilizar.

“Eu conheço o trabalho da Ação Social pela Música de João Pessoa e sei das necessidades. Nós temos professores, temos instrumentos, mas os acessórios são difíceis de conseguir aqui na Capital. Então é muito importante poder ajudar esse projeto com as coisas que lá são mais fáceis conseguir. Eu faço uma visita aos músicos, aos luthiers, mostro fotos e vídeos e explico o trabalho desenvolvido aqui”, disse Alberto Johnson.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, disse que essas doações representam o reconhecimento da violinista holandesa ao trabalho da entidade. “Noa Wilsdschud visitou a unidade do projeto no Alto do Mateus e conheceu esse trabalho que vem dando oportunidade às crianças carentes de terem acesso à música de qualidade”, afirmou.

Projeto

A Ação Social pela Música é patrocinado pela empresa Cielo e tem parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de Funjope.

Já são mais de 300 crianças atendidas nas cinco unidades da Capital, com aulas práticas e teóricas diárias, além de aulas de reforço escolar (Português e Matemática). Os alunos do Projeto também recebem cestas básicas.

As unidades

Alto do Mateus

Mangabeira (cordas)

Centro Cultural Casa da Pólvora (canto coral)

Gervásio Maia (flauta doce)

Bairro dos Novais (metais)

 

(Da Redação, com informações da Secom-JP)