Homenagem justa e emocionante a Severino Medeiros na CMCG

Homenagem justa e emocionante a Severino Medeiros na CMCG

Música - 17, março, 2017

 

Foi um ato emocionante a homenagem feita pela Câmara de Campina Grande ao mestre sanfoneiro Severino Medeiros, que recebeu o título de cidadão campinense na noite da quinta-feira (16).

Ivonete Ludgério, Severino medeiro, a esposa Socorro e o vereador João Dantas

“Nunca uma sessão para conceder título de cidadão campinense foi tão marcante’, disse a presidente da casa, Ivonete Almeida de Andrade Ludgério. A declaração da vereadora coloca a homenagem prestada a Severino no patamar daquelas mais justas e sinceras, ao contrário das que são concedidas graciosamente, que infelizmente são as mais frequentes no universo parlamentar.

Severino Medeiros, natural de Esperança, é finalmente reconhecido pela cidade em que resolveu fazer família e carreira há quatro décadas. Seu legado é uma prole de artistas – que vão dos filhos a netos – em sua maior parte tocadores de sanfona, compositores e cantores da música regional.

Roninho do Acordeon, de quem partiu a ideia da homenagem

Sugerido ao parlamentar por Roninho do Acordeon, ex-aluno do mestre, o título de cidadão foi proposto pelo vereador Lula Cabral (PMB), em reconhecimento à imensa contribuição que o sanfoneiro deu para a cultura campinense. Lula, por questões de saúde, não pôde comparecer.

A comenda foi entregue pelo vereador João Dantas (PSD), que em seu discurso destacou os valores do músico. “Severino Medeiros é indiscutivelmente um dos maiores músicos do Brasil. De modo que é uma honra para Campina Grande torná-lo um filho. Tenho certeza que Lula Cabral estaria muito feliz em fazer essa homenagem”, disse Dantas, ao agradecer por ter sido escolhido como porta-voz da homenagem.

“Parabéns a você Severino, pelo merecido reconhecimento, e a Campina Grande, que ganhou mais um filho”, concluiu o vereador.

A importância de Severino

Considerado como um dos maiores sanfoneiros do Brasil, Severino Medeiros é natural de Esperança, mas mora em Campina Grande há mais de 40 anos. Na bagagem, parcerias com Rosil Cavalcante e Marinês. Mas também já tocou e se apresentou com grandes nomes da música nordestina, como Dominguinhos, Elba Ramalho, Antônio Barros e Cecéu, Marinês, Anastácia, Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda, Biliu de Campina, Amazan, Tom Oliveira, Cirano e Cirino e tantos outros.

É autor de mais de 70 músicas, gravadas por músicos como Capilé, Luizinho Calixto, Amazan e outros. No plenário da Casa de Félix Araújo, Severino Medeiros recebeu a comenda ao lado da esposa Maria do Socorro do Nascimento, em um dos momentos de maior emoção da sessão.

Verônica Ryos, cantora e nora de Severino Medeiros

Filhos e noras falaram

Além de João Dantas, falaram sobre o homenageado Roninho do Acordeon, Isabelly Moreira (declamou uma poesia), Dilsinho Medeiros e Verônica Ryos.

“Depois de tanto trabalho, depois de tantos ensinos, depois de preparar tantos filhos para a música, sem estudos e apenas com o dom que Deus lhe deu, nos sentimos orgulhosos em ver Severino recebendo tantas homenagens em vida”, agradeceu Verônica.

Adriano Moreno, um dos filhos e também sanfoneiro, cantou para o pai.

Música para o pai e mestre: Dilsinho, Verônica, Roninho e Adriano

Compuseram a mesa da sessão solene Ivonete Ludgério (presidente), Isabelly Moreira (poetisa e integrante do trio As Severinas), Sussa de Monteiro (cantor, compositor e amigo do homenageado), Joia Germano (secretário de Cultura) Roninho do Acordeon e Maria de Socorro (esposa de Severino).

 

(Da Redação / cobertura: Snides Caldas)