logo

Início > Turismo >

Iphaep e Unipê atualizam a Cartografia dos Centros Históricos

14 de dezembro de 2017 Foto: Reprodução web

Um dos pontos mais importantes entre os sítios históricos de João Pessoa: o adro do Convento de São Francisco e ao seu cruzeiro

 

Dois documentos importantes para conhecimento e dimensionamento de centros históricos foram entregues ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep): a atualização da Cartografia dos Centros Históricos e o Inventário dos Bens Tombados.

As duas fontes muito ricas de informações resultaram de um acordo de cooperação técnica entre o instituto e o Unipê e foram desenvolvidas pela UBTech Office. A empresa coordenou o trabalho de 15 estagiários de arquitetura e seis professores. Neste ano, os projetos da UBTech envolveram 413 alunos do semestre 2017.2 supervisionados por 31 professores em 43 projetos.

“O valor de um bem cultural é incalculável. E contar com um trabalho desta magnitude, no qual os alunos tanto se emprenharam, é mais do que uma satisfação: é uma alegria imensa, compartilhada com toda nossa equipe”, destacou a diretora executiva do Iphaep, Cassandra Figueiredo. “O inventário vai possibilitar um olhar mais atento e criterioso dos bens culturais existentes no nosso Estado”.

O acordo

A parceria entre o Iphaep e o Unipê começou em 17 de agosto, quando se comemora o Dia do Patrimônio.

No caso específico do Inventário, seguindo a orientação dos técnicos do Iphaep, os alunos realizaram pesquisa documental para levantamento de informações históricas referentes aos bens inventariados; levantamento em campo (preenchimento de ficha de inventário e registro fotográfico); produção de croquis de localização e implantação do imóvel e sistematização dos dados (preenchimento de fichas de inventário digitais, com inserção de fotografias e croquis).

Na Atualização Cartográfica do Iphaep, foi feita identificação da área a ser trabalhada na ferramenta Google Earth para, por meio da sobreposição dos mapas, realizar o registro atualizado do traçado das ruas, praças e quadras; realizar a divisão das quadras em lotes, utilizando a ferramenta Google Street View para identificação da numeração dos imóveis; traçar os perímetros das poligonais de tombamento e cadastramento e formatação do arquivo, seguindo a padronização de penas e legendas pré-definidas.

(Da Redação, com Secom-PB)

CATÁLOGO DE PROFISSIONAIS

Quem sabe fazer sua festa

logo