logo

Início > Turismo >

Iphan premiará fotos do público sobre patrimônio cultural

14 de agosto de 2017 Foto: Divulgação / Iohan



 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) inscreve até esta quinta-feira (17) as pessoas interessadas em participar do projeto ‘Eu e o patrimônio cultural’, que tem o objetivo de incentivar o envolvimento da sociedade civil no desafio de proteger, preservar, valorizar e promover o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Na verdade, o objetivo é estimular a fotografia tendo como foco o patrimônio cultural (manifestações, expressões e lugares).

As fotografias devem representar e registrar a diversidade do Patrimônio Cultural Brasileiro, destacando seu valor social, histórico ou artístico, atribuído pelas diversas temáticas da preservação do Patrimônio Cultural e o direito à memória.

O que fotografar

Os participantes poderão registrar sua relação com a cultura brasileira com fotos de monumentos, edificações, conjuntos urbanos ou históricos, localidades rurais, indígenas ou quilombolas, igrejas, museus, prédios, paisagens culturais, manifestações artísticas e culturais, celebrações, enfim, toda a riqueza da diversidade cultural do país.

As inscrições podem ser realizadas até às 18h do dia 17 (horário de Brasília). Os interessados devem ter idade mínima de 15 anos, possuir perfil na rede social Facebook e, obrigatoriamente, curtir a página do Iphan.

Condições de participação

Cada participante pode participar com, no máximo, duas fotos que devem ser de autoria exclusiva dos mesmos. Estas deverão ser encaminhadas ao e-mail comunicacao.iphan@gmail.com. No corpo do e-mail deve ter as informações básicas e termo de autorização (modelo simples) como constam no regulamento.

Os escolhidos e os prêmios

As três fotos com maior número de curtidas serão premiadas e contempladas com publicações editadas pelo Iphan. Os vencedores ainda farão parte de uma matéria jornalística que será publicada no site do Iphan.

Todas as imagens participantes estarão inseridas em uma galeria de fotos que será disponibilizada no site do Instituto.

1º lugar – Coleção Dossiê dos Bens Culturais Registrados, composta por 14 volumes

2º lugar – Atlas dos Monumentos Históricos e Artísticos do Brasil, do professor Augusto Carlos da Silva. A obra, que é uma edição revista e atualizada do Atlas dos Monumentos Históricos e Artísticos do Brasil, traz uma análise segura sobre o acervo histórico, arquitetônico e artístico brasileiro.

3º lugar – Cinco volumes da coleção Roteiros do Patrimônio (As Fortalezas e a Defesa de Salvador; O Aleijadinho e o Santuário de Congonhas; Art Nouveau em Belém; Igrejas, Palácios e Palacetes de Belém e Engenhos do Recôncavo Baiano). As publicações apresentam os principais bens arquitetônicos de Belém (PA), Congonhas (MG), Salvador (BA), e faz uma viagem aos monumentos remanescentes do ciclo do açúcar no Recôncavo Baiano.

Cronograma:

17/8 até às 18h – Encerramento do recebimento das fotos

22 a 27/8 – Votação na página do Iphan

31/8 – Resultado

Modelo de termo de autorização (colar ao corpo do texto enviando por e-mail ou via Facebook)

Eu,________, comunico para os devidos fins que autorizo o uso das imagens fotográficas que seguem, em anexo, nesta mensagem, bem como de seus créditos, para sua veiculação nas redes sociais do Iphan, no sítio eletrônico do Iphan e outros canais de veiculação gerenciados pelo Instituto. Informo, igualmente, que estou de acordo com os termos definidos para a candidatura à participação na ação cultural “Eu e o Patrimônio Cultural” promovida pelo Iphan no segundo semestre de 2017.

 

(Da Redação, com informações do Iphan)

CATÁLOGO DE PROFISSIONAIS

Quem sabe fazer sua festa

logo