Jacaré sai do açude para arrastar foliões

Jacaré sai do açude para arrastar foliões

Eventos - 1, março, 2019

 

Oito atrações vão participar, nesta terça-feira (5), do 9º desfile do maior bloco de carnaval de rua de Campina Grande, o Jacaré do Açude Velho. A concentração começará às 13h, em frente à sede da Associação Campinense de Imprensa e a festa começa às 15h, com o tradicional giro no Açude Velho.

As atrações serão Sotero e as bênçãos, DJ Virgulino, Maracagrande, Maestro Jomar e orquestra Jovens da Borborema, Bakamarte, DJ Khloe Threex, Carlos Perê e banda Boca do Cariri e o DJ Rony Soares.

Vai ser assim

Enquanto acontece o desfile que dá a volta no Açude Velho, ao som do maestro Jomar e Banda, as trações Bakamarte e DJ Khloe Threex tocam no palco montado no local da concentração.

Quando o bloco chegar no ponto de onde partiu o show ficará sob o comando de Carlos Perê e se encerra com o Dj Rony Soares, por volta das 22h. . O encerramento previsto marcado para às 22h.

Histórico do bloco

Há décadas existe uma lenda urbana que é sinônimo de diversão entre os que visitam Campina Grande. A lenda em questão é uma família de jacarés que habita o açude. O animal carinhosamente recebeu da população local o nome de “Jacaré do Açude Velho”.

Assim como o Jacaré do Açude Velho faz parte do folclore, há décadas, Campina Grande perdeu uma das festas mais tradicionais do Brasil e do Mundo: o Carnaval. A cidade, em época festiva, perdeu sua meca turística, que foi transferida para cidades circunvizinhas, onde os próprios cidadãos campinenses preferem passar o período.

Ao passar pelas margens do Açude Velho, o artista visual Cândido Freire, afirma ter visto um jacaré, e assim nascia a primeira marchinha de Carnaval, que posteriormente se tornou o Hino do Bloco: “Quem nunca viu, o Jacaré do Açude Velho…”

Em 2011 Cândido,reuniu um grupo de amigos e fundou o Bloco do Jacaré do Açude Velho. Inspirados no mito do misterioso Monstro do Lago Ness e utilizando-se da lenda urbana local, o réptil carnavalesco ao invés de assustar, diverte e promove nas terças-feiras de carnaval um verdadeiro revival histórico às margens do açude.

O Bloco que iniciou com 30 foliões em 2011, no ano de 2018 trouxe para as margens do Açude Velho em torno de 25.000 foliões, consagrando-se como o  bloco que resgatou os carnavais tradição de Campina Grande, trazendo brilho, alegria, boa música e muita folia. O Bloco Jacaré sai tradicionalmente nas terças feiras de Carnaval, o único que vai as ruas no período carnavalesco, congregando e unindo todos os blocos da cidade.

Oferecemos diversão para as crianças com o Espaço Kids (brinquedos, pipoca, algodão doce, etc….) e a certeza de segurança para toda família

O Bloco Jacaré do Açude Velho traduz o conceito dos carnavais de rua, trazendo um evento multicultural que envolve as famílias e pessoas de todas as idades que prestigiam o maior bloco tradicional de carnaval.

 

(Da Redação)