Joana recebe cidadania e diz que forró será patrimônio em 2019

Joana recebe cidadania e diz que forró será patrimônio em 2019

Música - 18, dezembro, 2018

 

Em 2019 o forró ganha o título de patrimônio cultural imaterial do Brasil. A previsão personalidade mais importante nesse processo de reconhecimento, a paraibana de Pirpirituba Joana Alves da Silva, ativista cultural que tem liderado esse movimento há anos.

Ela disse que o trabalho já foi iniciado: “O edital foi feito, já está se definido a forma da pesquisa. O país é muito grande”. A professora, artesã e produtora cultural disse que a continuação do trabalho será criar os mecanismos de salvaguarda do forró, que formatarão as políticas públicas nas esferas de governo.

O autor da proposta de homenagem, vereador Marcos Henriques: “A bagagem de Joana justifica o título”

Atualmente, Joana preside a Associação Cultural Balaio Nordeste, coordena o Fórum Nacional de Forró de Raiz e o projeto de salvaguarda emergencial do fole de oito baixos.

O título

Joana foi homenageada com o título de cidadão pessoense na última segunda-feira (17), em sessão especial da Câmara de João Pessoa, do qual participaram artistas forrozeiros, produtores, grupos de forró, representação da OAB, familiares e amigos, além do autor do projeto do título de cidadania, vereador Marcos Henriques (PT).

Joana disse que a homenagem que recebeu lhe dá mais energia para continuar lutando: “Me dá mais energia porque eu sei que estou no caminho certo. Estou fazendo um trabalho que está atingindo os objetivos”.

Na mesa da homenagem, presidida por Marcos Henriques, estavam a própria Joana, o cantor Adilson Medeiros, o músico Bira Delgado, Jonildo Cavalcante (secretário executivo de Cultura do Estado), o maestro Lucílio (da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste), Henrique Sampaio (Associação Cultural Balaio Nordeste).

Todos, e ainda João Nicodemos, José Honorato, Tadeu Patrício e Mariá Marques, usaram a tribuna para render homenagens a Joana Alves e chancelar o título de cidadã pessoense a ela concedido.

O vereador Marcos Henriques disse que a grande experiência nas áreas de cultura e arte e a vasta trajetória de participação em projetos culturais dão a Joana Alves à honraria

Três integrantes da Orquestra Sanfônica tocaram o Hino Nacional nas sanfonas. Músicos tocaram algumas composições do cancioneiro nordestino. A sessão foi transmitida pela TV Câmara.

(José Carlos dos Anjos Wallach)