João Paulo Jr. processa Safadão por plágio

João Paulo Jr. processa Safadão por plágio

Música - 26, março, 2019

 

O cantor e compositor João Paulo Jr, autor de sucessos como ‘A Rosa Vermelha’, entrou com processo judicial contra o cantor Wesley Safadão. A razão seria o uso indevido por Safadão de uma música sem a devida autorização do autor.

Cearense radicado em Pernambuco, João Paulo afirma que a sua música ‘Dinheiro não tenho, bonito não sou’ foi gravada por Wesley Safadão com um novo título – ‘Tem que ser por amor’.

Em sua argumentação na Justiça de Pernambuco – a ação corre em Recife, no Fórum Joana Bezerra – João Paulo pede indenização de R$ 1 milhão pela falta de pagamento de direitos autorais e por danos morais.

‘Dinheiro não tenho, bonitão não sou’ é a primeira faixa do lado B, do LP Coleção

O processo começou no final de novembro do ano passado, quando João Paulo deu entrada na ação. No dia 8 deste mês houve a primeira audiência,  onde os advogados de Wesley apresentaram a defesa, mas as partes não chegaram a um acordo.

João Paulo Jr (D), numa das visitas que fez à sede do Festar, em Campina; nesse momento estava ao lado do também cantor e compositor Geovane Junior (E) e do repórter Snides Caldas (centro)

Nesse momento, os advogados de João Paulo – Rodrigo Araújo e Rodrigo Tenório – analisam a réplica da outra parte e preparam a tréplica, que será levada a juízo em breve.

O compositor João Paulo também acusa Wesley de usar a letra de sua autoria com outros títulos.

João Paulo enviou à Redação do Festar manuscrito com a letra original da música: “Não é um manuscrito da época, escrevi agora para as pessoas conhecerem o que foi feito por mim há quase 20 anos

A música

A letra original de ‘Dinheiro não tenho, bonito não sou’, parceria com o irmão Alcymar Monteiro, foi registrada no Ecad no início dos Anos 90. A música completa é de 1992, diz João Paulo Jr. (Ouça aqui https://www.youtube.com/watch?v=ZbUYjScnEoQ )

Documento de registro da música no Ecad

A versão gravada por Wesley Safadão (aqui https://www.youtube.com/watch?v=ZALXnAmYnAs ) mudou o título e manteve a letra. Até o o arranjo é semelhante.

Outro link onde a polêmica é explorada: https://www.youtube.com/watch?v=WDUV9Ddc8pk

A música nesse momento é reproduzida em alguns sites. No letras.mus.br, por exemplo há a versão de Wesley Safadão e outros grupos executando a música, como o Solteirões do Forró e o Forró Peneirado.

 

(Reportagem de Snides Caldas)