JP poderá sediar audiência pública do Senado sobre forró

JP poderá sediar audiência pública do Senado sobre forró

Música - 19, outubro, 2017

 

Foi aprovado na madrugada desta quinta-feira (19), na Comissão de Desenvolvimento regional e Turismo (CDR) do Senado, requerimento para que seja realizada em João Pessoa audiência pública que vai debater uma proposta de salvaguarda para garantir a permanência da cultura do forró.

De autoria de Fátima Bezerra e mais alguns senadores, o requerimento 48/2017 foi subscrito por outros parlamentares, entre eles Elmano Ferrer, Regina Sousa e Lídice da Mata.

O requerimento propõe que a audiência tenha como debatedores Kátia Bogéa (presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan), Maria Cecília Londres da Fonseca (pesquisadora e coordenadora do Fórum Forró de Raiz), Joana Alves (presidente da Associação Cultural Balaio Nordeste, de João Pessoa), Cícero Pereira de Sousa Santana ( o cantor Santana) e os secretários de Cultura dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Justificativa

A aprovação do requerimento atende a uma solicitação do movimento cultural mobilizado já há alguns anos e reivindicando o reconhecimento do forró como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Uma das preocupações do movimento são as festas juninas, principais manifestações das tradições nordestinas e espaços privilegiados para a execução desse gênero musical típico da cultura nordestina, mas que tem ano após anos reduzidos os espaços para essa expressão regional.

(José Carlos dos Anjos Wallach)