logo

Início > Geral >

Lá foram eles estudar e conhecer o mundo

15 de setembro de 2017 Foto: Delmer Rodrigues / Divulgação - Secom-PB

Familiares e estudantes se despedem no embarque para o Canadá; programa Gira Mundo ainda enviará este ano turmas para Portugal e Espanha

 

Os 50 alunos de escolas públicas estaduais selecionados pelo Gira Mundo embarcaram para o Canadá. Posteriormente, mais 50 estudantes irão para Portugal e Espanha.

O programa de intercâmbio do Governo do Estado tem o objetivo por esses jovens em contato com alguns dos melhores sistemas educacionais do mundo por seis meses. O embarque da turma do Canadá aconteceu na manhã da quinta-feira (14), no Aeroporto Internacional Castro Pinto.

Bolsa

O Gira Mundo – edição Canadá 2017 tem estudantes várias cidades, entre elas Sousa, Santa Rita e João Pessoa. Eles têm garantidos hospedagem, alimentação e uma bolsa auxílio no valor de R$ 4,2 mil custeadas pelo Governo do Estado. Ao todo, serão investidos mais de R$ 7,5 milhões com o Gira Mundo, incluindo as modalidades Estudante (Canadá, Portugal e Espanha) e Professor (Finlândia).

O governador Ricardo Coutinho acompanhou o embarque dos jovens e disse que o Gira Mundo é um projeto que tem modernizado a Rede Estadual de Ensino, tornando alunos multiplicadores de grandes ideias. “Além da experiência pessoal, que é extremamente valiosa, esses alunos voltam com potencial para contribuir com a melhoria da rede pública de ensino, mostrando que a educação é mais que a sala de aula, é a construção da cidadania”, disse.

Programa duplicou

Na edição 2017 serão 100 estudantes enviados a outros países e, segundo o governador, a intenção da gestão é ampliar o programa, de maneira que uma quantidade maior de alunos possa viajar para conhecer a educação em países desenvolvidos.

O secretário Aléssio Trindade (Educação) disse que o programa tem tornado os jovens mais protagonista no processe de evolução do ensino nas escolas paraibanas por causa do seu esforço em aprender mais: “Esses jovens, que estão no 2º ano do Ensino Médio, estudaram mais português, estudaram mais matemática, e se esforçaram ainda mais para aprender inglês, com foco no Gira Mundo”.

Já o coordenador do Gira Mundo, Thulio Serrano, disse que o programa envolve estudantes de 30 escolas de todas as regiões de ensino.

Sonhos realizados

“É a oportunidade que esperava para ampliar o meu conhecimento de ter contato com uma realidade diferente”, disse Lucas de Lima, de 17 anos, estudante da Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria Honorina Santiago, em Santa Rita.

A mãe dele, Adriana Gomes se emocionou: “Foi muito gratificante quando recebi a ligação do meu filho avisando que havia passado nessa seleção, dei força a ele desde o início” Beatriz Leite, aluna da Escola Cidadã Integral Mestre Júlio Sarmento, em Sousa, Sertão paraibano, disse estar eufórica por ir conhecer uma nova cultura: “As minhas expectativas são as melhores. Vou me dedicar ao máximo”.

 

(Da Redação, com informações da Secom-PB)

CATÁLOGO DE PROFISSIONAIS

Quem sabe fazer sua festa

logo