Led vence processo em que era acusada de plágio em ‘Stairway to Heaven’

Led vence processo em que era acusada de plágio em ‘Stairway to Heaven’

Música - 25, junho, 2016

A banda Led Zeppelin conseguiu vencer o processo judicial norte-americano em que era acusada de plagiar a música ‘Taurus’, da banda Spirit, na clássica ‘Stairway to Heaven’. O veredicto foi dado nesta quinta-feira (23) em um tribunal de Los Angeles.

Desde o último dia 14, Jimmy Page e Robert Plant defendiam que a faixa, uma das mais populares da história do rock, era trabalho exclusivo da banda. Os royalties de ‘Stairway to Heaven’ são avaliados em cerca de US$ 58 milhões.

Segundo a decisão do júri, proferida na quinta-feira (23), o Led Zeppelin teve acesso a ‘Taurus’, canção da banda de rock psicodélico americana Spirit lançada em 1968, três anos antes de ‘Stairway to Heaven’, mas Michael Skidmore, administrador do espólio da banda, não conseguiu provar que elementos da música são “intrinsecamente similares”.

Plant e Page estavam sendo processados por supostamente plagiar os melancólicos acordes de ‘Taurus’. A acusação de plágio se baseou, além da semelhança das músicas, no fato de o Led Zeppelin ter aberto para o Spirit quando a banda britânica fez sua estreia em solo americano em 26 de dezembro de 1968, em Denver.

Após o veredito, os músicos divulgaram um comunicado agradecendo o apoio dos fãs e expressando gratidão pelo “serviço consciente” do júri. “[A decisão] Coloca fim às questões sobre a origem da música e confirma o que sabemos há 45 anos”, publicou o Led Zeppelin.

“Estamos satisfeitos que o júri confirmou as verdadeiras origens de ‘Stairway to Heaven’. O Led Zeppelin é uma das maiores bandas da história, e Jimmy Page e Robert Plant são compositores inigualáveis que criaram muitas das canções mais influentes e duradouras do rock”, divulgou em nota a gravadora Warner.

 

(Da redação, com informações do portal UOL)