‘Limbo’ mostra linha do tempo de Rufino

‘Limbo’ mostra linha do tempo de Rufino

Eventos - 30, junho, 2018

 

A Galeria de Arte Archidy Picado, do Espaço Cultural José Lins do Rego abre, na terça-feira (3), às 19h, a exposição ‘Limbo’, do artista José Rufino. Em agosto a mostra segue para a  galeria da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

O artista revela que ‘Limbo’ é o resultado de um exercício de resgate de obras que estavam guardadas, perdidas, esquecidas, desprezadas, inconclusas “ou apenas à espera de uma chance para aflorar pelas brechas das obras tidas como maiores, ou mais dignas de existência”.

Estão na mostra coisas que José Rufino chama de pré-obras ou proto-obras, além de esboços, maquetes (de obras realizadas ou não), desenhos da infância e juventude, e resquícios do seu interesse, nos anos de 1980, pela poesia concreta e visual, bem como pela arte-postal.

Esse rescaldo do limbo das camadas da criação cobre o intervalo de 1970 a 2018 e inclui obras mais recentes, simplesmente pelo fato de terem voltado ao ateliê, depositadas em algum tipo de esquecimento.

A mostra uma linha do tempo. Na trajetória, Rufino acumula centenas de exposições e alguns milhares de obras produzidas.

José Rufino

Nasceu em João Pessoa, em 1965. Artista plástico e escritor, é também professor de Arte nas Universidades Federais da Paraíba e Pernambuco. É autor do livro ‘Afagos’, editado pela Cosacnaify, do romance ainda inédito, ‘Desviver’, que recebeu a Bolsa Funarte de Criação Literária, em 2009.

Participou de cerca de duzentas exposições, entre coletivas e individuais no Brasil e exterior.

Serviço:

‘Limbo’ – José Rufino

3/7 a 3/8  |  19h  |  Galeria de Arte Archidy Picado, Espaço Cultural José Lins do Rêgo  |  João Pessoa-PB  |  Gratuito

 

(Da Redação, com Secom-PB)