logo

Início > Literatura >

Livro que conta história da Tabajara será lançado na Assembleia

08 de junho de 2017



 

O livro ‘Rádio Tabajara – Patrimônio Cultural da Paraíba’, do jornalista Josélio Carneiro, será lançado na segunda-feira (12), às 14h, no plenário da Assembleia Legislativa, em João Pessoa.

O lançamento ocorrerá durante sessão especial que homenageia os 80 anos da emissora e os 124 anos do jornal A União, ambos veículos oficiais do Estado.

Jornalista Josélio Carneiro

O livro Rádio Tabajara Patrimônio Cultural da Paraíba tem capa e diagramação da designer Sarah Nóbrega e o prefácio do jornalista Nakamura Black. O apoio cultural é da Assembleia Legislativa da Paraíba por meio dos deputados Gervásio Maia (presidente), Hervázio Bezerra e Estela Bezerra, além do apoio da API – Associação Paraibana de Imprensa. A obra foi impressa na Gráfica JB.

A coletânea com mais de 70 depoimentos foi idealizada, pesquisada e editada pelo jornalista Josélio Carneiro, repórter da Tabajara há 28 anos; da Secom-PB; Assembleia Legislativa e que também tem passagem pelo jornal A União.

A obra, impressa na Gráfica JB, tem 199 páginas e 140 fotografias, além de 70 depoimentos e entrevistas de quem fez e faz a história da antiga PRI-4. O livro custará R$ 30,00. Já no dia 12 estará à venda nas livrarias de João Pessoa. “Esta obra se torna a mais completa publicação sobre a emissora pioneira do Estado e a 64ª mais antiga do Brasil. Um documento histórico e cultural para quem gosta do rádio”, afirma o autor Josélio Carneiro.

O livro contém depoimentos de Ivan Bezerra, Jadir Camargo, Airton José, Ana Paula, Carlos Antonio, maestro Severino Araújo, cantores Ruy de Assis e Jaime Tavares, compositor Zé Pequeno, locutores Spencer Hartmann, Ruy Lemos, Walter Lins, Geraldo Cavalcante, Humberto Lucena, Sérgio de Andrade, Odonildo Dantas, Josy Gomes, Josy Aquino, Gilberto Martins, Márcia Cabral, além dos jornalistas e ex-diretores Deodato Borges, Petrônio Souto, Paulo Santos, Adalberto Barreto, Antonio Barreto Neto, Biu Ramos, Gilvan de Brito, Gilson Souto Maior, Wellington Farias, Germano Barbosa, Ulisses Barbosa, Glaucia Magalhães, Juarez Diniz, Lúcia Figueiredo, Lenilson Guedes, José Octávio de Arruda Mello, além de entrevista com a diretora presidente da Rádio Tabajara S.A. Maria Eduarda Santos.

“Tem história”

A iniciativa da homenagem aos dois órgãos de comunicação do Governo do Estado é do deputado Hervázio Bezerra. O parlamentar destaca a importância do Jornal A União e da Rádio Tabajara para o jornalismo e a cultura na Paraíba.

“A Rádio Tabajara é uma emissora histórica, um patrimônio efetivo, já consagrado e eu estou apenas transformando em lei, reconhecendo legalmente. Mas a Tabajara já é um patrimônio do povo paraibano e do povo brasileiro por sua história de tradição na radiofonia paraibana no esporte, na boa música, em eventos culturais e no jornalismo de credibilidade”.

(Da Redação, com informações do autor)

CATÁLOGO DE PROFISSIONAIS

Quem sabe fazer sua festa

logo