Luiz Melodia compunha em estilo único, juntando samba e soul

Luiz Melodia compunha em estilo único, juntando samba e soul

Tudo - 4, agosto, 2017

 

As complicações decorrentes de um câncer na medula foram a razão da morte do cantor e compositor cariosa Luiz Carlos dos Santos, Luiz Melodia. A informação de sua morte foi confirmada na manhã desta sexta-feira (4) pela família.

O artista tinha 66 anos e estava internado no Hospital Quinta D’Or, no Rio. Luiz Melodia chegou a fazer um transplante de medula óssea, mas não vinha respondendo bem à quimioterapia. O câncer voltou o estado de saúde dele se agravou muito na quinta-feira.

Nascido em 7 de janeiro de 1951 no morro do Estácio, o bairro da cidade natal que ele cantou poeticamente em um dos sambas mais conhecidos do repertório gravado a partir da década de 1970, Luiz Melodia tinha 46 anos de carreira.

A música ‘Pérola negra’ gravada em 1971 na voz de Gal Costa foi o marco inicial da sua trajetória profissional. ‘Pérola negra’ era um dos destaques do show Fa-tal – Gal a todo vapor. No ano seguinte, Maria Bethânia lançou o samba ‘Estácio, Holy, Estácio’ no álbum ‘Drama’ (1972), abrindo caminho para que Melodia lançasse em 1973 pela gravadora Philips o primeiro álbum, ‘Pérola negra’, um dos clássicos da música brasileira.

Estilo único

Luiz Melodia era conhecido por mesclar o samba ao suingue do soul em um modo original de compor e interpretar. Ele era dono de um destilo único e uma das vozes mais marcantes da MPB.

O cantor morreu por volta das 5h desta sexta-feira (4). O velório será realizado na quadra da escola de samba Estácio de Sá, na Cidade Nova, zona central do Rio.

 

(Da Redação, com informações da web)