Maestros criam a Associação de Regentes de Coros

Maestros criam a Associação de Regentes de Coros

Música - 19, março, 2021

Fortalecer o canto coral no Estado e construir um intercâmbio entre regentes de coros é o objetivo da Associação Paraibana de Regente de Coros – APREC. A entidade foi criada em 17 de fevereiro e  elegeu a diretoria, da chapa ‘Juntos somos mais fortes’.

A APREC chega para dar um fortalecimento na classe imprimindo uma articulação mais dinâmica entre esses profissionais que atuam como regentes de coros no Estado.

Além disso, a associação vai disponibilizar banco de partituras para os interessados, catalogando também os compositores e arranjadores do canto coral paraibano.

Na oportunidade foram eleitos para presidente, o maestro Eduardo Nóbrega (João Pessoa); para vice-presidente, o maestro Carlos Anísio (João Pessoa); secretário-geral, maestro Lemuel Guerra (Campina Grande); direção financeira, a maestrina Flaviana Gaudino (Guarabira) e direção de marketing, maestro Daniel Berg.

De acordo com o maestro Eduardo Nóbrega, com o primeiro passo definido, começa a segunda fase do processo, agilizar a parte burocrática e dar início aos trabalhos em prol do movimento do Canto Coral paraibano. “Nossa primeira etapa é fortalecer a classe associando mais regentes e amantes do canto coral. É um processo lento que exige união para mostrar à sociedade que a atividade coral é importante na formação do individuo, elevando a autoestima e estimulando a socialização”, explicou o presidente eleito informando ainda que no último dia 10 de março houve a primeira reunião para regularização cartorial da APREC.  

O vice-presidente, maestro Carlos Anísio, informou que sua maior expectativa é que o movimento, pioneiro no estado, possa se desenvolver de forma harmônica e articulada. “A APREC vai promover cursos, palestras e eventos que visem o fortalecimento da classe, além de formular ações, projetos e programas que consolidem esse movimento”.

O secretário-geral, maestro Lemuel Guerra espera que a Aprec possa investir em pesquisa, intensificar a comunicação entre regentes e corais com a comunidade, além de contribuir para a história do canto coral na Paraíba. Já o diretor de marketing, maestro Daniel Berg disse que a APREC vem para conquistar benefícios e desenvolvimento mútuo para o canto coral dando suporte aos regentes oportunizando melhores condições de trabalho.

Diante de tantas prioridades, os membros da diretoria estão engajados em promover ações que visem fortalecer o movimento, além de trabalharem para difundir e valorizar a profissão de regentes de coros. E desde já informam aos amantes do canto coral interessados no movimento é só acessar o e-mail associa.aprec@gmail.com que às informações serão repassadas.

(Texto da assessoria)