Marinês será a homenageada no Festival Rootstock de forró

Marinês será a homenageada no Festival Rootstock de forró

Eventos - 6, janeiro, 2017

 

festival-rootstock-arteUm dos maiores festivais de forró do Brasil, o Rootstock homenageará na edição de 2017 a pernambucana radicada na Paraíba, Marinês. O evento ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de outubro e reunirá grandes nomes do pé-de-serra, entre eles Os 3 do Nordeste, grupo paraibano que completou 45 de carreira.

Realizado anualmente desde 2002, o festival reúne artistas de todo o país, celebrando as raízes do ritmo genuinamente nordestino. É um ponto de encontro de veteranos e de jovens forrozeiros, que chegam de vários Estados e até do exterior.

É possível assistir apresentações tanto de artistas que fizeram sucesso e se tornaram ícones no estilo nas décadas de 70 e 80, quanto de jovens talentos, preservando o formato de trio (sanfona, zabumba e triângulo).

“Dessa forma, o festival ajuda a perpetuar o forró tradicional, deixando um legado cultural único para a atual e para as próximas gerações, resgatando, preservando e divulgando a música nordestina e brasileira”, argumentam os organizadores do evento.

Mudança de local

Antes realizado no interior paulista, este ano o evento acontecerá na Serraria Souza Pinto, um espaço cultural de Belo Horizonte (MG). Com a mudanças, a organização afirma que o evento amplia o potencial e a capacidade de público, podendo reunir até 4 mil pessoas.

Da união de experiências do Festival Rootstock, com Marcos Farias (filho de Marinês, multi-instrumentista, compositor e produtor musical), com produtores culturais de Belo Horizonte e da Europa, surge o novo conceito de festival urbano.

Quem faz

O Festival Rootstock é soma dos esforços de uma equipe de apaixonados formada por por músicos, DJs, artistas plásticos, pesquisadores, comunicadores e produtores artísticos.

Seus realizadores o classificam como “o maior festival de forró pé-de-serra nacional”. Segundo informações do site do evento, em média 1,5 mil pessoas participa da festa musical, que reúne até 30 atrações em cada edição.

Produção audiovisual

A partir de 2007 o evento passou a ser registrado em gravação de áudio com extrema qualidade e, desde 2009, esse registro passou a ser também em vídeo. A cada ano e realizado documentário com entrevistas e uma música de cada trio participante.

Em formato DVD, o documento é na realidade uma coletânea com músicas inéditas e regravações, sendo uma das poucas produções dedicadas ao forró tradicional. As produções podem ser vistas no canal Rootstock no YouTube.

Homenagem a Marinês

Marinês, a voz feminina que marcou o forró e ganhou o título de ‘rainha do xaxado’, faleceu há dez anos. Então a organização do festival decidiu homenageá-la, e chamou o maestro e produtor Marcos Farias, seu filho para gravar um DVD.

Assim, o próximo registro audiovisual do evento será focado nessa homenagem: cada artista do line up do evento vai gravar uma músicas escolhida entre os mais de 40 discos lançados por Marinês. Também será gravado um documentário.

A carreira da rainhafestival-rootstock-mural-marines

Inês Caetano de Oliveira nasceu e morreu em Pernambuco (São Vicente Férrer, 16/11/1935 — Recife, 14/05/2007). Mas teve passagem fundamental em parte considerável da vida na Paraíba, sobretudo em Campina Grande.

Filha de pai seresteiro, batizada por Gonzagão como a ‘Rainha do Xaxado’, Marinês é certamente a voz feminina mais importante da história do forró e da música nordestina.

No início da década de 1950, destacou-se em um programa de calouros e iniciou sua carreira na Rádio Cariri, em Campina. Foi a primeira grande cantora nordestina, inaugurando um ciclo de ouro da voz feminina na música do Nordeste.

Formou com o marido e sanfoneiro Abdias o trio ‘Patrulha de Choque do Rei do Baião’, com o qual percorreu várias cidades nordestinas até encontrar Luiz Gonzaga e receber o convite para ir para o Rio de Janeiro para acompanhá-lo.

Gravou o primeiro disco em 1956, já à frente do grupo Marinês e sua Gente, com o qual se consagrou. A canção que deu visibilidade a Marinês foi ‘Peba na Pimenta’, de João do Vale, José Batista e Adelino Rivera, que causou polêmica na época em que foi gravada, devido ao seu duplo sentido. Ela aparece interpretando a canção no filme ‘Rico Ri à Toa’, de 1957.

Em carreira solo gravou mais de 40 discos entre 1956 e 2007, participou de inúmeras coletâneas e de alguns filmes.

Em 2007, Marinês partiu e deixou conosco o testemunho da força da mulher brasileira, que enfrentou e venceu todos os preconceitos com sorriso largo, intenso, firme e verdadeiro, construindo uma carreira belíssima e uma discografia inigualável. Ela é sem dúvida a nossa ‘Maria Bonita da música nordestina’.

Elenco

Até agora, o Rootstock divulgou 28 atrações, entre forrozeiros e DJs. Mas a programação terá mais atrações, que serão divulgadas na medida em que forem sendo confirmadas pela organização do evento.

festival-rootstock-2017

Ingressos

Lote promocional limitado: 200 convites ou até 13/03/2017  –  R$ 150

O ingresso dá direito à nos três dias do evento, participação em workshops de dança e de música. Preços e datas dos próximos lotes de venda serão divulgados em breve.

 

(Da Redação, com informações do site do Rootstock)