Matemático aposentado lança álbum de forró em Campina

Matemático aposentado lança álbum de forró em Campina

Música - 14, junho, 2018

 

Após dedicar 38 dos 64 anos de vida ao ensino superior no Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o professor Amauri Araújo Cruz resolveu trocar o pincel pelo microfone e os números pelas letras.

No início da noite desta quinta-feira (14), Amauri Cruz lançou e seu canal no YouTube o disco de forró ‘Lembranças da Vida’, com composições autorais feitas após a aposentadoria.

“Resolvi que não ia ficar parado e resgatei uma paixão minha desde a época do então segundo grau, atual ensino médio”, explica Amauri.

 

Nascido em Campina Grande, Amauri morou a maior parte da vida no bairro da Liberdade. Começou a cantar em 1972, na banda de jovem guarda Os Brasas, de amigos do bairro de Santa Rosa. “Passei dois anos com eles, mas acabei deixando a banda para poder estudar para passar no vestibular”, diz.

Entre 1974, ano que entrou no curso de matemática, e 2016, ano em que se aposentou da UFCG, Amauri Cruz dedicou a maior parte do tempo à família, aos estudos e ao ensino. “Apesar disso, nunca larguei de vez a cantoria. Sempre me reuni com amigos e com pessoas  da família para cantar em festas e bares nos fins de semana, mas nada profissional”, conta.

Com as chuteiras penduradas, o professor resolveu adotar o hobby como atividade principal e começou a escrever letras de forró. O processo de composição é bem peculiar. Amauri não toca nenhum instrumento, mas grava solfejos da melodia vocal no celular e, enquanto deixa no play, escreve versos que se encaixam na melodia.

Produção, gravação e convidados

No final de 2017, já com algumas músicas escritas, Amauri mostrou o trabalho ao também cantor, compositor e músico Mano Marquez, que se prontificou a arranjar as canções que fariam parte do disco. Junto com Mano, que fez a produção musical do álbum, Amauri ensaiou com os outros músicos e em março, entraram no BR Studio, em Campina Grande, para gravar o trabalho.

“Gravamos 12 músicas, sendo oito xotes, dois arrasta-pés, um baião e uma toada. Pra comemorar esse projeto, convidei algumas pessoas para cantar parte das minhas músicas”, explica Amauri.

Mano Marquez, foi o primeiro convidado, que escolheu a música “Meu Xamego” para cantar. Amauri também chamou os amigos Adília Uchôa e Brito para cantarem as músicas “Sossega Moreno” e “Obrigado Seu Luiz”, respectivamente.

“Meu terceiro convidado foi Capilé. Quando terminei de compor ‘Forró de Dona Benta’, pensei logo que tinha a cara dele. Conheço Capilé desde criança, meu pai é padrinho dele, então fiquei feliz que ele aceitou de prontidão gravar essa música minha”, explica.

Também fazem parte do disco dois irmãos de Amauri: Almir e Anildo Cruz. O primeiro, o mais velho da família, é cantor e tocador de pandeiro, já tendo se apresentado junto a nomes como Jackson do Pandeiro, Elino Julião, Zito Borborema, Genival Lacerda, entre outros. O segundo, vocalista do grupo Samba Show, tradicional de Campina Grande.

“Meus irmãos sempre foram referência musical para mim, desde pequeno. Lembro quando a gente não tinha televisão e ficava só no rádio o tempo todo. Marinês morava perto lá de casa e quando ela voltava do Rio para passar férias em Campina, a gente tudo menino saia correndo pra ver ‘a famosa’”, lembra.

As lembranças dão nome não só ao álbum, mas também a última faixa, uma toada, que se diferencia do restante do trabalho. A música foi escolhida pelo produtor musical para finalizar o trabalho e, ao mesmo tempo, nortear essa nova etapa da vida do compositor.

 

Ficha técnica:

Álbum completo: https://youtu.be/dPTQrPRkN9k

Amauri Cruz: voz | Mano Marquez: Guitarra e violões | Diomedes Filho (Nino): Sanfona e teclados | Bruno Gomes: Baixo | Nenem: Bateria | Lailton: Percussão.

Vocais de apoio: Adília Uchôa e Mano Marquez

Participações especiais de Capilé, Adília Uchôa, Mano Marquez, Brito, Almir Cruz e Anildo Cruz.

Produzido por Amauri Cruz com direção musical e arranjos de Mano Marquez.

Gravado no BR Studio por Bruno Gomes, entre março e junho de 2018, em Campina Grande / PB.

Fotos: Euclimar Barbosa da Silva (Neguinho) e Projeto Gráfico: Diogo Almeida.

 

(Da assessoria do artista)