Medow mostra programação que definiu para o São João de Campina

Medow mostra programação que definiu para o São João de Campina

Eventos - 19, abril, 2022

A melhor notícia vinda de Campina Grande sobre sua festa de São João é que o evento homenageará o filho da terra Genival Lacerda, falecido no ano passado e um dos nomes mais importantes da música nordestina. Genival foi ligado à festa quando esta ainda era um templo do forró e da tradição regional.

A programação da festa foi anunciada na noite desta segunda-feira (18). Ao contrário do que a Prefeitura havia anunciado no ano passado (leia aqui), ganhando generosos espaços na mídia, o evento terá 31 dias de duração.

As novidades ficaram por simples modificações estruturais: volta do palco tradicional mais recuado e relocalização de camarotes e banheiros à esquerda.

O restante é mais do mesmo: uma programação que privilegia no palco principal os grandes artistas de vários estilos – inclusive do forró – e uma segunda programação que vem em segundo plano, e ficará num palco secundário, mas onde o turista e o visitante local poderão ver música e expressões culturais mais atreladas à razão de ser dessa festa.

Não por coincidência, a programação cultural será assumida pela Secretaria de Cultura do Município, coordenando as atividades previstas para o palco secundário, localizado na parte inferior do Parque do Povo, logo após a Pirâmide.

“No local, se concentrarão as apresentações de artistas locais, trios de forró e grupos de dança”, informa a Prefeitura.

Jomário Souto (Medow), o dono da festa

Apresentação

Quem comandou a apresentação foi o dono da festa, o empresário Jomário Souto, da Medow, empresa organizadora do São joão Campinense – um termo de ajuste realizado com a Prefeitura Municipal manteve a Medow à frente da festa, com o poder de escolher quem contrata e por quanto contrata.

O modelo privado adotado desde a gestão do então prefeito Romero Rodrigues veio para tirar dos cofres públicos os gastos com a festa. Nas mãos de uma empresa de entretenimento e com a meta de gerar lucro, o São João de Campina Grande abriu mão da tradicionalidade e se entregou a variantes que vão do interesse da Medow às exigências dos patrocinadores – que querem suas marcas sendo clicadas ao lado de multidões, mesmo que para isso o artista que está no palco nada tenha a ver com a cultura nordestina.

Desfile de político

Há outro interesse que move o São João de Campina, seu elenco e sua capacidade de atrair público: os políticos que circulam como satélites em seu entorno midiático.

Como a divulgação da programação é uma festa por si só e atrai desde a já domesticada mídia campinense até a curiosidade de meios de comunicação de fora da região, então também é um momento de aparição.

Prefeito Bruno Cunha Lima: presença online

E foi assim que ocorreu. Ao lado de alguns artistas que cantaram durante a solenidade, na sede da empresa Medow, no bairro do Itararé, deslifilaram no primeiro palco do São João da Borborema o vice-prefeito, Lucas Ribeiro; o secretário chefe de Gabinete, Gilbran Asfora; o deputado estadual Tovar Correia Lima; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marinaldo Cardoso; e o ex-prefeito Romero Rodrigues.

O prefeito Bruno Cunha Lima, surpreendentemente, não estava lá: “Por questões de ordem particular, o prefeito Bruno Cunha Lima não participou presencialmente do evento mas, gravou um vídeo, justificando a impossibilidade de participar do evento e destacando a importância do São João, sobretudo, para a economia de Campina Grande”, informou texto distribuído pela Coordenação de Comunicação da Prefeitura. 

Abertura e programação

A abertura oficial da festa em Campina será no dia10 de junho, com shows de Flávio José, João Lacerda, Nonato Neto Poeta e Xand Avião. 

Pelo palco principal, denominado ‘Genival Lacerda’ passarão ainda nomes como Elba Ramalho, Waldonys, Léo Santana, Aduílio Mendes, Walkyria Santos, Kátia Cilene, Os 3 do Nordeste, Calcinha Preta, Limão com Mel e Biliu de Campina. Wesley Safadão fará o show de encerramento, no dia 10 de julho.

Alguns artistas se apresentarão prela primeira vez no São João campinense: Juliette, Israel & Rodolfo, Mary Fernandes, Matheus Fernandes e Zé Vaqueiro.

Segundo anunciou Jomário Souto, a festa terá cerca de 500 atrações, entre cantores, bandas, trios de forró, grupos folclóricos e quadrilhas juninas, contadas as apresentações nos cinco palcos instalados no Parque do Povo, além dos distritos de Galante e São José da Mata.

Público e mídia: a cada fala, um flash

A noite na sede da Medow também teve apresentações de Capilé, banda Magníficos, Aduílio Mendes, Victor Santos e Luan Estilizado.

A área de ocupação das barracas foi reduzida. Por questões de segurança e para garantir o funcionamento de estabelecimentos comerciais, a Rua Sebastião Donato está de fora do layout, sendo interditada para o tráfego de veículos apenas a partir das 18h, durante os 31 dias do evento. 

(José Carlos dos Anjos Wallach, com informações e fotos da PMCG)