logo

Início > Dança >

‘Mil coisas para saber antes de morrer’ vai ao Santa Roza

11 de maio de 2017 Foto: Divulgação



 

Inspirada no clássico ‘A Revolução dos Bichos’, de George Orwell, a coreografia ‘Mil coisas para saber antes de morrer’ é fruto de um projeto do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba, que foi elaborada pelo professor de uma das disciplinas e seus alunos.

O trabalho estará em cartaz nos dias 18 e 19 deste mês no Teatro Santa Roza, em João Pessoa. O professor Victor D’Olive, dos cursos de graduação de dança e teatro, reuniu seus alunos para transportar para o palco a fábula.

“Caracteriza-se como uma proposta coreográfica de caráter político que busca compartilhar com o público um conjunto de experiências derivadas das relações de poder vividas pelos intérpretes-criadores”, explica o professor em seu texto de divulgação, enviado à Redação.

A inspiração

O romance ‘A Revolução dos Bichos’ é uma fábula subdividida em dez capítulos a partir dos quais o autor narra a história de uma granja: O Grande Solar. Nesta granja, os animais são explorados pelos seres humanos. Entretanto, com o passar dos anos os animais se revoltam e expulsam os humanos da granja onde habitam. “Neste ponto da narrativa, ao proclamarem sua liberdade, os animais se deparam com novos poderes e passam a conviver num mundo de traições, horrores e mentiras”, detalha Victor D’Olive.

Segundo ele, a composição coreográfica, busca analisar o contexto da opressão. “Ao tomarmos o texto de George Orwell como ponto de partida, pretendemos aproximar a fábula do cotidiano e das vivências individuais dos artistas que se encontram em cena”.

Ele completa: “Optamos, desta maneira, em trazer o romance para a vida prática das pessoas em seus cotidianos e, para tanto, exploramos a própria experiência dos bailarinos em situações de abusos, humilhações e mentiras: com música, dança e ironia”.

Ficha técnica:

Direção e concepção: VICTOR D’OLIVE

Preparação corporal: ERICK BRENO (técnica de dança), RODRIGO MENEZES (ioga) e VICTOR D’OLIVE (técnica de dança)

Intérpretes-criadores: AMANDA SANTOS, ANTONIETA SOARES, CAMILA BELARMINO, MARIANA SANFER, TIAGO DIAS

Direção de produção: JULIANA POLO

Estruturação musical: RENAN HUBNER

Som ao vivo: TOPÁZIO GABRIEL

Concepção de Iluminação: FABIANO DINIZ

Produção Visual: AMANDA SANTOS

Fotografia e Vídeo: HERISON OLIVEIRA

 

(Da Redação, com informações do autor)

CATÁLOGO DE PROFISSIONAIS

Quem sabe fazer sua festa

logo